A formação de professores para atuar no ensino superior brasileiro

Autores

  • Ozana Lins Siqueira Almeida Mestre em Educação, professora da Universidade Estadual do Maranhão e da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão
  • Daiane Lago Marinho Barboza Especialista em Gestão Escolar e Alfabetização e Letramento, mestranda em Educação, Universidade Federal do Maranhão. Professora da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão
  • Rosângela dos Santos Rodrigues Mestre em Educação, professora da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83099

Palavras-chave:

Educação, Formação, Professor

Resumo

A educação brasileira sofreu inúmeras mudanças decorrentes das demandas sociais ao longo das ultimas décadas. Nesse contexto, a formação de professores é foco da pesquisa sobre quais são as percepções dos professores frente a todas as demandas que surgem com esta nova configuração educacional e o papel das Instituições de Ensino superior neste contexto. Este artigo apresenta um estudo de revisão bibliográfica com a temática a formação de professores para atuar no ensino superior brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças C.; PIMENTA, Selma Garrido. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Nº9394. Brasília, 1996.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020. Brasília, DF: CAPES, 2010.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília, DF, MEC /UNESCO, 2000. 288p.

GATTI. Bernardete Angelina. Formação de professores: condições e problemas atuais. IN: Revista Brasileira de Formação de Professores – RBFP, ISSN 1984-5332 - v. 1, n. 1, p.90-102, Maio, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Didática no ensino superior. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4. ed. 3. reimpr. São Paulo: Atlas, 2007.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração e interpretação dos dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LIBÂNEO, Jose Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2008.

MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Revista Educ. Soc. v. 25, n. 89, Campinas, set./dez. 2004.

PAQUAY, Léopold et al. Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? 2. ed.rev. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PERRENOUD, Philippe. Dez competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

PLANO Nacional de Educação. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/sobre-a-capes/plano-nacional-de-pos-graduacao/pnpgs-anteriores>. Acesso em: 04 maio 2012.

PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na formação de professores: unidade teoria e prática?. São Paulo: Editora Cortez, 1995.

SAVIANI, Dermeval. Da LDB ao novo Plano Nacional de Educação. São Paulo: Autores Associados, 1998.

SAVIANI, Dermeval. Política e educação no Brasil. São Paulo: Cortez, 1987.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2002.

SEVERINO, Francisca Eleodora Santos. (org.). Ética e formação de professores: política, responsabilidade e autoridade em questão. São Paulo: Cortez, 2011.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.