Sala de aula invertida na EPT: uma análise crítica
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.22329Palavras-chave:
Princípio Integrador, Aprendizagem Significativa, Modalidade Educacional, Lógica EducativaResumo
A sala de aula invertida é respaldada nos princípios das metodologias ativas, ao centrar o processo educativo nos discentes, como também no ensino híbrido, ao mesclar recursos tecnológicos utilizados na EaD ao ensino presencial. Partindo da necessidade de se promover práticas educativas na EPT, que possibilitem a formação significativa do educando, a análise aqui proferida, trata-se de uma discussão teórica, através dos trabalhos acadêmicos (teses e dissertações) publicados no repositório da CAPES e outros trabalhos referentes ao tema da difusão das metodologias ativas, acerca da contribuição das mesmas na construção de um processo educativo significativo.
Downloads
Referências
ALMEIDA, A. L. M. Rodas de Saberes e Formação e as metodologias ativas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 2017. Dissertação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5279554. Acesso em 02/04/2022.
ALMEIDA, B. L. C. Possibilidades e limites de uma intervenção pedagógica pautada na metodologia da sala de aula invertida para os anos finais do ensino fundamental. Dissertação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoconclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5508193. Acesso em: 2 ago 2022.
BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Técnico do Senac. Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, 2013. Disponível em: http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/349. Acesso em: 08 out 2022.
BARBOSA, P. C. P. Movimento Circular Uniforme: Aprendizagem pelo modelo de sala de aula invertida (Flipped Classroom). 2016. Dissertação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. Disponível em: http://www1.fisica.org.br/mnpef/sites/default/files/dissertacao_Puga.pdf. Acesso em: 1 ago 2022.
BRAVIM, J. D. Sala de aula invertida: proposta de intervenção nas aulas de matemática do ensino médio. 2017. Dissertação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vitória, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5921202. Acesso em: 2 ago 2022.
CAPES. Documento de área 2013: área de avaliação: Ensino. 2013a. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/Ensino_doc_area_e_comiss%C3%A3o_block.pdf. Acesso em: 17 mar. 2018.
CARDOSO, M. A. M. Transposição e ressignificação das metodologias ativas para o ensino médio, à luz das políticas educacionais brasileiras. 2017. Dissertação, Escola Superior de Ciência da Santa Casa de Misericórdia de Vitoria, Vitória, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5474365. Acesso em: 2 ago 2018.
CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. 1ª Edição. São Paulo: Cortez, 2014. 133 p. (Coleção docência em formação: saberes pedagógicos). e-PUB.
CINTO, T. Ambientes virtuais de aprendizagem: propostas de editoração e visualização de conteúdo educacional para aulas presenciais e online. 2014. Dissertação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/258885/1/Cinto_Tiago_M.pdf. Acesso em: 2 ago 2018.
CONIF. Diretrizes para a Educação Profissional de Nível Médio: temas para debate. Brasília: Conif, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6695-dcn-paraeducacaoprofissionaldebate&Itemid=30192. Acesso em: 01 ago 2018.
COSTA, C. F. A sala de aula invertida no contexto da educação básica: possibilidades de mudança na prática docente. 2017. Dissertação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2017. Disponível em: https://sucupira.
capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5052930. Acesso em: 2 ago 2018.
CRUZ, E. C. A construção do conhecimento em aulas de biologia por meio de leitura e produção de imagens. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências). Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoCoclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5846686. Acesso em: 2 ago 2018.
DEUS, F. C. Competência informacional e midiática em IES: análise à luz do framework facim. 2017. Dissertação, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5226407. Acesso em: 2 ago 2018.
DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Pelotas, [S.l.], v. 14, n. 1, p. 268-288, fev. 2017. ISSN 2177-2894. Disponível em: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404. Acesso em: 13 set. 2018.
FILHO, H. C. S. Uma caracterização do uso de cenários de computação em nuvem em disciplinas de graduação em computação. 2017. Dissertação, Universidade Salvador, Salvador, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5702725. Acesso em: 2 ago 2018.
FREITAS, V. J. A percepção dos alunos da 1ª série do Ensino Médio da utilização do método da flipped classroom no ensino de Física. 2015. Dissertação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3357042. Acesso em: 2 ago 2018.
GARRIDO, U. J. A. Contribuições para o ensino de estatística para cursos de graduação: um caderno didático para o ensino de intervalos de confiança aplicando sala de aula invertida. 2017. Dissertação, Universidade Federal de Santa Catarina, Joinville, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5031398. Acesso em 2 ago 2018.
HERINGER, M. R. Inovação no Ensino Superior Privado Brasileiro: uma proposta de aplicação de metodologias ativas com base na Sala de Aula Invertida. 2017. Dissertação, Faculdade Pedro Leopoldo, Pedro Leopoldo, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5088563. Acesso em: 2 ago 2018.
HONORIO, H. L. G. Sala de Aula Invertida: uma abordagem colaborativa na aprendizagem de matemática. 2017. Dissertação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017. Disponível em:https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5215203. Acesso em: 2 ago 2018.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS. Sinopse Estatística da Educação Básica 2017. Brasília: Inep, 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 20 jun 2018.
JUNIOR, F. C. S. Percepções de alunos sobre o uso do Whatsapp em um curso de espanhol para fins específicos para guias de turismo. 2017. Tese, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5225285. Acesso em: 2 ago 2018.
KNUTH, L. R. Possibilidades no ensino de geografia: o uso de tecnologias educacionais digitais. 2016. Dissertação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3604214. Acesso em: 2 ago 2018.
LÉVY, P. Cibercultura. Tradução Carlos Irineu Costa. 3ª Ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
MACHADO, L. D. P. Uma abordagem colaborativa para aprendizagem de programação de computadores com a utilização de dispositivos móveis. 2016. Dissertação, Universidade do Estado de Santa Catarina. Joinville, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3824316. Acesso em: 2 ago 2018.
MAZON, Marcelo. As tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao modelo da sala de aula invertida: estudo de caso no ensino superior. 2017. Dissertação, Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/
coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6229303. Acesso em: 2 ago 2018.
MELENDEZ, V. A. P. O uso do vídeo na sala de aula invertida: uma experiência no Colégio Arbos de Santo André. 2017. Dissertação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5599926. Acesso em: 2 ago 2018.
MORAN, J. Contribuições para uma pedagogia da educação On-Line. In: SILVA, Marco. Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003. p. 39-50. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educacao_online/contrib.pdf. Acesso em: 11 mar 2018.
Nascimento, R. V. Sala de Aula Invertida e Educação Profissional e Tecnológica: Um Estudo de Caso no Campus Aracaju do Instituto Federal De Sergipe. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Sergipe. Disponível em: https://oasisbr.ibict.br/vufind/Record/BRCRIS_a6ee1446f401831cda1bf574aafe8c9e. Acesso em 02/12/2023.
OSMUNDO, M. L. F. Uma metodologia para a educação superior baseada no ensino híbrido e na aprendizagem ativa. 2017. Dissertação, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5369053. Acesso em: 1 ago 2018.
OFUGI, M. S. A sala de aula invertida como técnica alternativa de ensino: um enfoque no desenvolvimento da autonomia do aprendiz de inglês como L2/Le. 2016. Dissertação, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2016. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/5687/5/Disserta%C3%
A7%C3%A3o%20-%20Mariana%20Santana%20Ofugi%20-%202016.pdf. Acesso em: 2 ago 2018.
PAIVA, F. S. Ensino Técnico: Uma Breve História. Revista Húmus, São Luiz, v. 8, p. 35-49, Mai/Jun/Jul/Ago. 2013. ISSN: 2236-4358. Disponível em: www.periodicoseletronicos.uf
ma.br/index.php/revistahumus/article/view/1677/1326. Acesso em: 04 set 2020.
REBECCA, T. A “sala de aula invertida” em um contexto de inglês para fins acadêmicos. 2017. Dissertação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5273528. Acesso em: 02nov 2022.
RIBEIRO, L. A. M. Curiouser lab: uma experiência de letramento informacional e midiático na educação. 2016. Tese, Universidade de Brasília. Brasília, 2016. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21279. Acesso em: 02/11/2022.
RICHTER, S. S. Sequência de Atividades Didáticas para uma Abordagem Fenomenológica da Ondulatória em uma Perspectiva de Sala de Aula Invertida. 2017. Tese, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/14587/TES_PPGEC_2017_RICHTER_SABRINA.pdf?sequence=1&isAll.Acesso em: 23/12/2022.
SANTO, S. C. E.. Dispositivo Eletrônico Semicondutor LED: Uma abordagem baseada em Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. 2017. Dissertação, Universidade Federal do ABC. São Paulo, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/ViewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6058199. Acesso em: 23/12/2022.
SANTOS, W. Uso de simuladores como ferramenta no ensino e aprendizagem de redes de computadores em um novo modelo de ensino. 2016. Dissertação, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2016. Disponível em: http://www.fumec.br/revistas/sigc/article/view/4611/2533. Acesso em: 23/12/2022
SCHMITZ, E. X. S. Sala de aula invertida: uma abordagem para combinar metodologias ativas e engajar alunos no processo de ensino-aprendizagem. 2016. Dissertação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4075907. Acesso em: 23/12/2022.
SCHNEIDER, E. et al. Sala de Aula Invertida em Ead: Uma Proposta de Blended Learning. Revista Intersaberes, UNINTER, v. 8, n. 16, p. 68-81, 2013. Disponível em: http://uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/499. Acesso em: 09/10/2022.
SILVA, G. A. P. Flipped classroom, aprendizagem colaborativa e gamification: conceitos aplicados em um ambiente colaborativo para ensino de programação. 2017. Dissertação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29694/1/DISSERTAÇÃOGislene Albuquerque Pires da Silva.pdf. Acesso em: 09/10/2022.
SILVA, J. E. P. Ensino híbrido: possíveis contribuições para a qualificação do ensino de História no Ensino Médio. 2016. Dissertação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3870819. Acesso em: 09/10/2022.
SILVA, J. A. Interação e silêncio em ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de caso no posling/CEFET-MG. 2015. Dissertação, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoconclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3258933. Acesso em: 10/10/2022
SILVA, L. D. A Videoaula no Ensino Médio como Recurso Didático Pedagógico no Contexto da Sala de Aula Invertida. 2017. Dissertação, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2017. Disponível em: http://www.bc.furb.br/docs/DS/2017/363210_1_1.pdf. Acesso em: 09/10/2022
SOUZA, A. C. N.. Aula invertida: percepções de estudantes do ensino superior tecnológico. 2016. Dissertação, Centro Universitário Internacional, Curitiba, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4959543. Acesso em: 09/10/2022.
TOMANIK, M. O uso do software modellus na formação inicial de licenciandos em física dentro da abordagem metodológica da sala de aula invertida. 2015. Dissertação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4130742. Acesso em: 09/10/2022.
VEZU, C. O. Sala de aula invertida: uma proposta de ensino para reações orgânicas de adição no nível técnico. 2017. Dissertação (Mestrado em Química). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4948492. Acesso em: 09/10/2022.
YAMAMOTO, I. Metodologias ativas de aprendizagem interferem no desempenho de estudantes. 2016. Dissertação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/
trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3934034. Acesso em: 01/09/2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.