Sala de aula invertida na EPT: uma análise crítica

Autores

  • Reinaldo Vasconcelos Nascimento Licenciado em Geografia. Especialista em Educação a Distância. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Assistente em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)
  • Ana Cecília Paes de Sousa Espínola Mestre em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Turismo do Instituto Federal de Sergipe (PPMTUR/IFS), Especialista em Nutrição, Graduada em Letras e em Direito. Tecnóloga em Gastronomia.
  • Jose Espínola da Silva junior Professor Titular do Instituto Federal de Sergipe, Doutor em Engenharia. Professor do (ProfEPT-IFS)

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22329

Palavras-chave:

Princípio Integrador, Aprendizagem Significativa, Modalidade Educacional, Lógica Educativa

Resumo

A sala de aula invertida é respaldada nos princípios das metodologias ativas, ao centrar o processo educativo nos discentes, como também no ensino híbrido, ao mesclar recursos tecnológicos utilizados na EaD ao ensino presencial. Partindo da necessidade de se promover práticas educativas na EPT, que possibilitem a formação significativa do educando, a análise aqui proferida, trata-se de uma discussão teórica, através dos trabalhos acadêmicos (teses e dissertações) publicados no repositório da CAPES e outros trabalhos referentes ao tema da difusão das metodologias ativas, acerca da contribuição das mesmas na construção de um processo educativo significativo.

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08.03.2024

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