A educação profissional e tecnológica e o bullying: uma abordagem crítica

Autores

  • Nara de Carvalho e Silva Pedagoga e Fisioterapeuta. Especialista em Educação de Jovens e Adultos. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Técnica-Administrativa em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)
  • Ana Cecília Mestre em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Turismo do IFS (PPMTUR/IFS), Especialista em Nutrição, Graduada em Letras e em Direito. Tecnóloga em Gastronomia.
  • Jose Espínola da Silva junior Professor Titular do Instituto Federal de Sergipe, Doutor em Engenharia. Professor do (ProfEPT-IFS)

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22330

Palavras-chave:

Violência no Espaço Escolar, Interações Sociais, Comunidade Escolar

Resumo

O presente manuscrito estabelece uma análise crítica sobre as interações na comunidade escolar, tendo como foco a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e o bullying, abordando a importância da educação integrada como alternativa de combate e prevenção a esse tipo de violência. Assim, a análise textual é ancorada em discussões sobre a EPT e suas bases conceituais, enfatizando a importância da educação integrada para a superação de problemas, de natureza diversa, tais como a violência no espaço escolar, tendo como ponto de partida a formação de uma consciência crítica, calcada na autonomia no indivíduo.

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08.03.2024

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