A vida como narração: história de vida como construção epistemo-empírica

Autores

  • Ailton Freitas Farias Filho Pedagogo, Psicólogo e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Sergipe (ProfEPT/IFS)
  • Priscilla Matos Farias Batista Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Instituição Associada: Instituto Federal de Sergipe
  • Ana Cecília Paes de Sousa Espínola Mestre em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Turismo do Instituto Federal de Sergipe (PPMTUR/IFS), Especialista em Nutrição, Graduada em Letras e em Direito. Tecnóloga em Gastronomia
  • Jose Espínola da Silva junior Professor Titular do Instituto Federal de Sergipe, Doutor em Engenharia. Professor do (ProfEPT-IFS)

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22325

Palavras-chave:

Ferramentas de Historicidade, Produção do Conhecimento, Linguagem, Método de Investigação

Resumo

Embora narrar a vida sempre estivesse presente na história da humanidade, somente a partir da chamada Escola de Chicago é que a História de vida surge e se consolida como uma modalidade de investigação qualitativa. Este artigo, por sua vez, apresenta e discute a História de vida explicitando suas bases teóricas e suas principais etapas, técnicas e estratégias, bem como as diferentes maneiras como vem sendo utilizada para materializar as narrativas da vida, incluindo suas contribuições para as pesquisas em educação profissional e tecnológica. O artigo termina pontuando não só as vantagens e limitações de seu uso; mas também os aspectos éticos que se devem estar atentos quando se trabalha com metodologias qualitativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. São Paulo: Paulus, 2010. 168p.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. 488p.

BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória. São Paulo: Ateliê. 2022. 224 p.

BRAGANÇA, Inês F. de Souza. História de Vida nas Ciências Humanas e Sociais: Caminhos, Definições e Interfaces. In BRAGANÇA, Inês F. de Souza. História de Vida e Formação de Professores: Diálogo entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012. p. 37- 57.

COULON, Alan. A escola de Chicago. Campinas: Papirus, 1995. 136p.

GOLDENBERG, Miriam. A arte da pesquisa: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2004. 112p.

MUNÕZ, Juan José P. El Método Biográfico: El uso de Las histórias de vida em ciencias sociales. Cuadernos Metodológicos. Nº 05. Madrid: Centro de Investigaciones Sociales, 2002. 200p.

RUIZ OLABUENAGA, José I. Histórias de Vida. In Ruiz Olabuenga, J. I. Metodologia de la Investigacion Cualitativa. Bilbão: Universidad de Deusto, 2012. p. 267 – 313.

Downloads

Publicado

08.03.2024

Edição

Seção

Capítulos do Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)