Aula de campo como prática educativa na educação ambiental e o ensino médio integrado na EPT

Autores

  • Ilsema dos Santos Chagas Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFS), docente da rede estadual de Ensino em Sergipe (SEDUC)
  • Igor Adriano de Oliveira Reis Doutor em Engenharia de Processos, professor permanente do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Sergipe (IFS)

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22633

Resumo

O presente relato de experiência propõe-se discutir sobre a importância da Educação Ambiental (EA), no Ensino Médio Integral (EMI), na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), bem como as aulas de campo podem ser uma estratégia de ensino eficaz na abordagem de questões ambientais, na disciplina Biologia a fim de contribuir na formação socioambiental dos estudantes. A pesquisa é de abordagem qualitativa, por isso, fez-se uso de observações, registros fotográficos e pesquisa bibliográfica com vistas à fundamentação teórica desta investigação. Por meio deste estudo constatou-se que as aulas de campo se configuram como potencial recurso pedagógico no ensino de Biologia e áreas afins na educação básica em cursos da EPT. Por vez, ressalta-se a importância de práticas pedagógicas baseadas na contextualização, interdisciplinaridade e associação entre teoria e prática, pois percebeu-se que oportuniza aprendizagens exitosas aos estudantes. Por fim, observou-se, que o IFS/campus São Cristóvão, onde realizou-se a pesquisa é favorável a aulas nessa modalidade didática e estudos ambientais, pois, encontra-se localizado em terras de remanescente de Mata Atlântica, ainda que apresente sinais de degradação ambiental, o que chama a atenção para a preservação desse importante bioma brasileiro.

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Publicado

11.05.2024

Edição

Seção

Capítulos do Livro