Educação ambiental e formação humana integrada na educação profissional e tecnológica e o ensino médio integral

Autores

  • Ilsema dos Santos Chagas Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFS), docente da rede estadual de Ensino em Sergipe (SEDUC)
  • Igor Doutor em Engenharia de Processos, professor permanente do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Sergipe (IFS)

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22634

Resumo

A Educação Ambiental faz-se relevante para a promoção de processos educacionais sustentáveis. Objetivo: discutir a importância do ensino da Educação Ambiental (EA) no Ensino Médio Integral na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) visando à formação socioambiental, omnilateral e integral dos jovens estudantes. Metodologia: O presente estudo é de caráter qualitativo e versa sobre uma revisão bibliográfica sobre o assunto em questão e para tal realizou-se diversas consultas por meio de levantamento bibliográfico em base de dados da CAPES, Plataforma Sucupira, Scielo e Google acadêmico. Considerações finais: Por meio da pesquisa realizada percebeu-se a importância de inserir o ensino da EA no contexto da EPT e EMI a fim oportunizar aos estudantes uma formação mais ampla e integral com ética profissional e ambiental. Também, constatou-se ao longo do estudo um déficit de trabalhos envolvendo a EA e esta modalidade de ensino, o que se faz essencial para as discussões relacionadas as questões de relevância social, as quais também estão inseridas as de ordens ambientais e sua relação com o mundo do trabalho.

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Publicado

11.05.2024

Edição

Seção

Capítulos do Livro