O papel do professor na construção da linguagem oral e escrita na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83095Palavras-chave:
Letramento, Linguagem, Educador, AprendizagemResumo
O artigo foi escrito a partir de subsídios de pesquisa sobre a linguagem, e nele se faz uma reflexão sobre a importância do trabalho pedagógico na Educação Infantil tendo como foco a linguagem oral e escrita. A linguagem é de suma importância na vida de qualquer ser humano e este artigo visa mostrar o quanto é valioso as crianças aprenderem a linguagem de forma correta. A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais. Sabe-se que desde o nascimento a criança é envolvida por um universo de linguagens, dentre eles a linguagem oral e escrita cujo espaço escolar é um dos responsáveis de favorecer um ambiente propicio para o desenvolvimento dessas que são necessárias a formação do ser humano. A pesquisa parte de uma pesquisa qualitativa, traz como base bibliográfica a partir dos principais autores: FONSECA (2008); GIORDANO (2007); PENNAC (1998); VYGOTSKY (1999), entre outros. O texto fala sobre a importância da alfabetização e letramento da criança, abordando o papel primordial do profissional da educação infantil.
Downloads
Referências
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DCEI, 2013.
FIGUEIREDO, Renata Alves de; SILVA, Edna Lúcia da. A importância da educação infantil no desenvolvimento integral da criança. In: Anais do VIII Encontro Científico de Educação a Distância da Universidade Aberta do Brasil - ECEAD/UAB, 2020. p. 16-22.
FONSECA, V. da. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
GIORDANO, Alessandra. Contos que Curam - A Tradição Oral Como Fonte de Trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2007.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
KUHLMANN JR., Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.
MACEDO, Laura Antunes; CUNHA, Maristela Oliveira. Linguagem, cultura e educação infantil: concepções, práticas e desafios. In: Anais do VIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2019. p. 19-29.
NOGUEIRA, Patrícia de Oliveira. O letramento visual e a formação do leitor na educação infantil. In: Anais do V Congresso Internacional de Educação, 2021. p. 70-78.
OLIVEIRA, Cristiane Pereira; SILVA, Edilene Maria de Oliveira. O letramento e sua relação com a alfabetização na educação infantil. In: Anais do VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2019. p. 41-50.
OLIVEIRA, J. L. et al. Brincar na Educação Infantil: uma análise dos estudos publicados em periódicos nacionais e internacionais entre os anos de 2015 e 2020. Práxis Educacional, [S.l.], v. 17, n. 46, p. 70-87, 2021. ISSN 1983-2872. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9512/7342. Acesso em: 09 mar. 2023.
PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
SILVEIRA, Carolina Cunha da; FERREIRA, Marilia Costa. A importância da alfabetização e do letramento na educação infantil. In: Anais do XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2021. p. 27-34
SOARES, Aline da Silva; SILVA, Aparecida Gomes. A importância da educação infantil no processo de letramento. Revista Docência do Ensino Superior, v. 10, n. 2, p. 20-27, 2020.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2ªed. 6ª reimpr. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes,1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.