O papel do professor na construção da linguagem oral e escrita na educação infantil

Autores

  • Francisco Anacleto de lima Mestre em Ciências da Educação, Professor Efetivo do Município de Itapipoca, Ceará
  • Darlene Carvalho de Sousa Graduada em Biologia e Pedagogia

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83095

Palavras-chave:

Letramento, Linguagem, Educador, Aprendizagem

Resumo

O artigo foi escrito a partir de subsídios de pesquisa sobre a linguagem, e nele se faz uma reflexão sobre a importância do trabalho pedagógico na Educação Infantil tendo como foco a linguagem oral e escrita. A linguagem é de suma importância na vida de qualquer ser humano e este artigo visa mostrar o quanto é valioso as crianças aprenderem a linguagem de forma correta. A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais. Sabe-se que desde o nascimento a criança é envolvida por um universo de linguagens, dentre eles a linguagem oral e escrita cujo espaço escolar é um dos responsáveis de favorecer um ambiente propicio para o desenvolvimento dessas que são necessárias a formação do ser humano. A pesquisa parte de uma pesquisa qualitativa, traz como base bibliográfica a partir dos principais autores: FONSECA (2008); GIORDANO (2007); PENNAC (1998); VYGOTSKY (1999), entre outros. O texto fala sobre a importância da alfabetização e letramento da criança, abordando o papel primordial do profissional da educação infantil.

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Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro