Reflexões sobre as dificuldades da leitura a partir da prática, no processo de ensino e aprendizagem

Autores

  • Maria Raimundo Félix dos Santos Graduada em Pedagogia e Língua Portuguesa, mestranda em Ciências da Educação, Especialista em Gestão Escolar e Psicologia da Educação. Professora Efetiva do Munícipio de Itapipoca, Ceará
  • Francisco Anacleto de lima Mestre em Ciências da Educação, Professor Efetivo do Município de Itapipoca, Ceará

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83091

Palavras-chave:

Educação básica, Desenvolvimento infantil, Escola, Leitura

Resumo

Este estudo aborda sobre as dificuldades que o aluno sente a partir da prática da leitura, de forma continuar ao longo de sua formação, pois, todo o processo inicial deve se dá a partir de uma boa introdução formativa. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, norteada por diversos estudiosos, tais como Brasil (1997), Coelho (1991), Freire (1982; 1998), entre outros. O processo de letramento é fundamental no desenvolvimento da aprendizagem da criança, de maneira, que o desenvolvimento vai se dando de forma sistemática e construtiva do conjunto de lógica da aprendizagem do ser envolvido. Assim, conhecendo os fatores que causam as dificuldades de aprendizagem de Leitura dos alunos, busca-se elementar no texto a compreensão sobre toda a problemática para se buscar um caminho ou uma saída ao problema exposto. O texto também enfoca como se distingue essas dificuldades, trazendo referencias as mais importantes e ligadas diretamente a construção do pensamento lógico. É importante frisar que, o desenvolvimento da habilidade da escrita também é resultado de uma boa leitura, pois, é preciso que pais e educadores, sejam fiéis companheiros nessa nobre caminhada sendo que a família é a principal responsável nesse desenvolvimento de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais/Português. Brasília: MEC/SEE, 1997.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o bá-bé-bí-bó-bú. Pensamento e Ação no Magistério. São Paulo: Scipione, 1998.

CARVALHO, Kátia de Disseminação da informação e da biblioteca: passado, presente e futuro. O ideal de disseminar: novas perspectivas, outras percepções.Salvador : EDUFBA, 2006.

CIASCA, Sylvia Maria; CIASCA, Eduardo Luiz. A dislexia em questão: da avaliação à intervenção. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2021.

COELHO, Maria Teresa; JOSÉ, Elisabete da Assunção. Problemas de aprendizagem. São Paulo; Ática, 1991.

CORRÊA, Juliana de Oliveira. Prática de Leitura em sala de aula. Evidência, Araxá, v.8, n.8, p.157-164, (2012).

CRUZ, Felipe Eduardo Pereira; DIAS, Valdenides Cabral de Araújo. A vida íntima de Laura na sala de aula. In: KOCHHANN, A.; SOUZA, J. O.(Orgs.). Reflexões teóricas o Ensino e a Educação. Campina Grande: Licuri, 2023, p. 33-56

FERREIRA, Luiza Marte. As ressignificações das práticas literárias: Análises discursivas e reflexivas dos multiletramentos no ensino da língua materna. In: KOCHHANN, A.; SOUZA, J. O.(Orgs.).Reflexões teóricas o Ensino e a Educação. Campina Grande: Licuri, 2023, p. 68-89

FREIRE, Paulo. A importância do hábito de ler. São Paulo: maio de 1982.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam, 36ª ed. São Paulo: Cortez, 1998.

GARCIA, J. N. Manual de Dificuldades de Aprendizagem: Linguagem, leitura, escrita e matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

KOCH, Ingedore G. Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2017

KRIEGL. Maria de Lourdes de Sousa. leitura: Um desafio sempre atual. Revista PEC, Curitiba, v.2, n.1, p. 1-12, Jul. 2001- Jul.2002.

MARTINS. P.D;Silva, J.A; Mello, L, R; Morais, R.H. Leitura: Olhos Mente, Entendimento Processor de Decodificação Gráfica a atitude. Revista de Educação, Vol. XI, nº 12, 2008.

NUNES. Terezinha. Dificuldade na Aprendizagem da Leitura: teoria e prática. São Paulo: Cortez, 1992.

SANCHEZ, E. A aprendizagem da Leitura e seus Problemas. In Álvaro Marchesi (org.), Desenvolvimento Psicológico e educação não Necessidades Educativas especiais e Aprendizagem Escolar Porto Alegre: Artes Médicas, 1995, p.100.

Downloads

Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro