Um olhar crítico sobre as práticas e vivências da gestão escolar no dia a dia da educação indígena

Autores

  • Francisco Anacleto de Lima Pedagogo e Matemático, mestre em Ciências da Educação e doutorando em Ciências da Educação pela Ivy Enber Christian University. Professor e orientador de especialização e Professor efetivo de Matemática na rede municipal de Itapipoca-CE. b Indígena da etnia Tremembé da Terra Indígena Tremembé da Barra do Mundaú, Itapipoca CE
  • Juliene Verissimo Rosa Indígena da etnia Tremembé da Terra Indígena Tremembé da Barra do Mundaú, Itapipoca CE, licenciada em pedagogia e graduanda em Letras (Uninta). Professora da Escola Indígena Brolhos da Terra

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20726

Palavras-chave:

Ensino, Educação, Pedagogia

Resumo

O presente artigo traz como objetivo as concepções e currículo especifico da educação a com sua vivência e prática na reafirmação de seus saberes como sua especificidade, trazendo reflexões pertinente sobre esse processo de construção de uma educação igualitária e especifica de acordo com cada escola, sendo assim a gestão escolar buscam elementos necessários para a construção do modelo de uma educação contextualizada, intercultura e ancestral. A pesquisa é qualitativa trazendo como fundamentação teórica os principais atores: ALMEIDA (2010), LIBÂNEO (2004), LÜCK (2006), OLIVEIRA (2006), além do projeto político pedagógico da referida escola, livros de referência sobre a educação escolar indígena como REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INDÍGENA, entre outros. O texto tratará sobre as concepções da Educação escolar indígena, depois sobre o Cenário Curricular da Escola Indígena e para finalizar o   papel da gestão no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília: MEC/SECAD, 2005.

Estrutura Escolar: Política, estrutura e organização. Cortez: São Paulo,2006.

GRUPIONI. Olhar longe, porque o futuro é longe - cultura, escola e professores indígenas no Brasil. 2008. 237f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

LIB NEO, J. C. Organização e Gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.

LIB NEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; Toschi. Educação Escolar.

LÜCK, H. Concepções e Processos Democráticos de Gestão Educacional. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2006, Série: Cadernos de Gestão.

LUCK, H. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. 2. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. Vol. V, serie cadernos de gestão.

SOUZA, M. da P.C de; LIMA, F.A de. Os desafios do gestor relacionam-se à sua atuação na educação escolar da Escola Indígena Brolhos da Terra. Revista Brasileira de Ciências , [S. l.] , v. 1, n. 9, pág. 30–38, 2022. DOI: 10.14295/bjs.v1i9.41.

Downloads

Publicado

29.05.2023

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.