O ensino, a pesquisa e a extensão no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83153

Palavras-chave:

Ensino, Educação, Pedagogia

Resumo

Objetivou-se relacionar as atividades de ensino, pesquisa e extensão e apontar seus desafios perante a nova era tecnológica e a sociedade. À construção deste ensaio teórico, foi efetivada pesquisa exploratória e de revisão bibliográfica. O trabalho foi realizado mediante consultas de artigos científicos e a elegibilidade do material se deu pela sua relevância e pela congruência com o objeto de estudo, contemplando a tríade ensino-pesquisa-extensão nas universidades. É discutida a importância da sua indissociabilidade na educação superior. Esse princípio está expresso na Constituição Federal de 1988 e foi resultado de uma necessidade de mudança na educação universitária para uma visão de universidade pública gratuita, autônoma, democrática e socialmente ativa. A extensão universitária é uma forma de interação entre a universidade e a comunidade, levando o conhecimento para além dos muros universitários. As atividades extensionistas devem compor, ao menos, 10% da carga horária dos currículos dos cursos de graduação. A relação de ensino e aprendizagem advinda da extensão ocorre por meio de diálogos entre docente, discente e comunidade, permitindo uma troca de conhecimentos e vivências. O desenvolvimento de metodologias de ensino voltadas às práticas sociais ocorre no campo, através de visitas técnicas realizadas pelos discentes sob orientações. A tríade ensino, pesquisa e extensão é imprescindível na comunidade acadêmica nacional e internacional, atingindo dimensões éticas-políticas e didáticas-pedagógicas, voltadas à formação profissional e propagação e produção de conhecimentos científicos.

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Publicado

06.04.2023

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