As metodologias ativas no ensino de Física: uma análise de publicações referentes ao ensino fundamental e médio

Autores

  • kercia Nunes Silva Graduanda em licenciatura em ciências biológicas, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba.
  • Maria Alice Beserra Barbosa Graduanda em licenciatura em ciências biológicas, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba.
  • Elzenir Pereira de Oliveira Almeida Doutora em Ciências da Saúde, professora da Universidade Federal de Campina Grande, Patos, Paraíba
  • Edevaldo da Silva Doutor em Química, professor da Universidade Federal de Campina Grande, Patos, Paraíba.

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83472

Resumo

O histórico de desinteresse dos alunos pela disciplina de física está correlacionado com os métodos convencionais aplicados no ensino. Dessa forma, metodologias ativas tem se mostrado eficazes para o foco e atenção dos alunos, e para o desenvolvimento de outras habilidades e competências previstas na BNCC, tais como senso crítico e criatividade. Considerando tais argumentos, o presente estudo buscou analisar metodologias ativas reportadas na literatura cientifica, utilizadas pelos docentes no ensino de física no ensino fundamental e médio, evidenciando que através de jogos, oficinas, robótica educacional ou atividades prática- experimentais, é possível criar nas aulas de física um ambiente onde os professores estimulem seus discentes a resolverem situações problemas e a participarem ativamente no processo de ensino aprendizagem.

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Publicado

06.02.2023

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