Aspectos sobre a didática no Ensino Superior: uma revisão narrativa

Autores

  • Rodrigo Formiga Leite Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal (PPGCSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Patos, Paraíba https://orcid.org/0000-0002-0271-7684
  • Thais Pereira de Almeida Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal (PPGCSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Patos, Paraíba https://orcid.org/0000-0003-3811-724X
  • Welitânia Inácia Silva Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal (PPGCSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Patos, Paraíb https://orcid.org/0000-0001-6038-8834
  • Edevaldo da Silva Professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Professor de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB/PRODEMA) https://orcid.org/0000-0002-8245-3438
  • Elzenir Pereira de Oliveira Almeida Docente no Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Patos, Paraíba https://orcid.org/0000-0003-2453-4691

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83155

Palavras-chave:

Ensino, Educação, Pedagogia

Resumo

Revisão do tipo narrativa, a qual buscou refletir sobre a didática e a importância de uma comunicação efetiva entre aluno e professor para o processo de aprendizagem, inclusive no contexto da pandemia da COVID-19. A didática aborda o ensino, a educação e suas metodologias no contexto dos fatos sociais, culturais, históricos e psicossocioemocionais. O professor deve criar um ambiente favorável e prazeroso para introduzir de maneira estimulante os conteúdos, levando em consideração a formação ideológica do aluno e seu conhecimento de mundo. A pesquisa didática foca em práticas já desenvolvidas em sala e busca analisar a interação professor/aluno/conteúdo, com a inserção de atividades e sequências didáticas. A didática colabora na construção da identidade e profissionalização do aluno. A comunicação é a troca de ideias e está presente de várias formas no cotidiano, sendo a fala a principal forma de comunicação presente no ensino. A comunicação inicia juntamente com a primeira fase do ensino e é fundamental para a internalização dos conteúdos pelo aluno. É importante que os docentes tenham conhecimento didático-pedagógico suficiente para transmitir os conteúdos de maneira eficiente para otimizar o processo de aprendizagem.

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Publicado

06.04.2023

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