O currículo e seu significado no processo educacional nas escolas da educação básica brasileira

Autores

  • Ozana Lins Siqueira Almeida Mestre em Educação. Professora contratada da Universidade Estadual do Maranhão, Professora da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão
  • Daiane Lago Marinho Barboza Especialização em Gestão Escolar e Alfabetização e Letramento, mestranda em Educação Universidade Federal do Maranhão. Professora da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão
  • Rosangela dos Santos Rodrigues Mestre em Educação. Professora da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20891

Palavras-chave:

Ensino, Educação

Resumo

Este artigo teve como objetivo elencar algumas considerações sobre o currículo, as relações de poder e espaço e as inúmeras mudanças sofridas no ensino brasileiro decorrentes de demandas sociais ao longo das últimas décadas. Nesse contexto, justifica-se analisar o currículo e seu significado no processo educacional e quais as mudanças necessárias com esta nova configuração educacional. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica com o objetivo de analisar a temática sobre o currículo e seu significado no processo educacional.  Há diferentes definições de currículo, que incluem desde guias curriculares até o que acontece em sala de aula, e o currículo é visto como um espaço de lutas, que pode reproduzir a cultura e ideologia das classes dominantes. As diferentes teorias do currículo (tradicional, crítica e pós-crítica), que refletem diferentes perspectivas sobre o papel da educação e como ela pode ser utilizada para a reprodução ou transformação social. Por fim, é mencionada a necessidade de adequação do currículo às novas tecnologias, para que possa contribuir com o ensino nas escolas brasileiras.

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Publicado

31.05.2023

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