Verticalização na educação: o que é, como surgiu, para que serve?
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83089Palavras-chave:
VERTICALIZAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES, VERTICALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, GESTÃO DE CARREIRAResumo
O presente artigo trata da verticalização na educação, tanto das instutições escolares quanto da verticalização relativa à formação dos estudantes. Ressalta-se que o conceito de verticalização assume vários significados, seja na área do urbanismo, da produção industrial, bem como da educação. Na área educacional, a verticalização das instituições ocorre com a oferta de vários cursos da mesma área ou profissão em diferentes níveis e modalidades de ensino, como é o caso dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), os quais oferecem cursos na Educação Básica, Técnica, Tecnológica, Superior e Pós-Graduação. Assim, há o compartilhamento de infraestrutura, tais como bibliotecas, quadras poliesportivas, laboratórios e também da expertise dos docentes por meio do ensino, pesquisa e extensão, o que possibilita o encontro entre os diferentes níveis de ensino na mesma instituição. Na verticalização da formação dos estudantes, estes optam por cursos na mesma área ou profissão, ampliando e aprofundando suas formações, o que pode ocorrer na mesma instituição ou em estabelecimentos distintos. Ademais, os estudantes verticalizados em suas formações apresentam vantagens em vários aspectos, pois possuem maior conhecimento nos conteúdos que foram estudados em momentos anteriores, acumulando anos de estudos na mesma área ou profissão, possibilitando, portanto, maior autonomia em sua aprendizagem e ampliação das possibilidades de inserção no mundo do trabalho.
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