Infográfico pré-história: Análise de uma experiência de ensino
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83471Palavras-chave:
Ensino de História, Recurso didático, Ciências humanas, EducaçãoResumo
O presente estudo refere-se à apresentação e análise de um infográfico que foi elaborado para colaborar com o aprimoramento do ensino de história e do período pré-histórico. Trata-se de um material didático-pedagógico, fruto da experiência de anos do autor no ensino de história no Nível Médio, que foi experimentado e reformulado atento ao princípio que preconiza que as práticas pedagógicas necessitam serem constantemente reavaliadas. Surgiu com o objetivo de sanar uma lacuna referente a abordagem comparativa entre pré-história geral, americana e brasileira. Comparação não contemplada noutros materiais pedagógicos. Trata-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa, descritiva, explicativa, bibliográfica e experimental. As aplicações-testes realizadas e a prática docente do autor evidenciaram a importância do infográfico e também a necessidade da elaboração de outros materiais didáticos para o ensino da pré-história. Enfim, o ensino de história pode e deve ser aprimorado e os docentes envolvidos devem motivar-se e engajar-se nesta tarefa.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo & ALVES, Leonir Pessate. (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5. ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2005.
BURGUIÈRE, André (Org.). Dicionário das Ciências Históricas. Rio de Janeiro: Imago,1993.
COLUCCI, D. G.; SOUTO, M. M. M. Espacialidades e territorialidades: conceituação e exemplificações. Revista Geografias, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 114–127, 2011. DOI: 10.35699/2237-549X.13312.
CURI, Luciano Marcos. Como surgiu a pré-história? In: Jornal InterAção (Semanário de Notícias de Araxá – MG). Ano 19, nº 963, 05/11/2021a, p. 02.
CURI, Luciano Marcos. Ensino de pré-história no Ensino Técnico: uma abordagem estratégica. In: Jornal InterAção (Semanário de Notícias de Araxá – MG). Ano 19, nº 954, 03/09/2021b, p. 02.
CURI, Luciano Marcos. O que estava acontecendo no Brasil enquanto os egípcios estavam construindo suas famosas pirâmides. In: Jornal InterAção (Semanário de Notícias de Araxá – MG). Ano 19, nº 955, 10/09/2021c, p. 02.
CURI, Luciano Marcos. Pré-história Geral, Americana e Brasileira. In: Jornal InterAção (Semanário de Notícias de Araxá – MG). Ano 18, nº 949, 30/07/2021d, p. 02.
CURI, Luciano Marcos; Dôres, Ana Carolina Pires das. Ensino de pré-história: singularidades e aspectos fundamentais. In: Assumpção, Luis Filipe Bantim; Campos, Carlos Eduardo Costa (org.). Caminhos da Aprendizagem Histórica: Ensino de Pré- História e Antiguidade. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Sobre Ontens/UFMS, 2021e. ISBN:978- 65-00-24349-9, pp. 196 – 202.
CURI, Luciano Marcos; Silva, Fábia Núbia Moura. Educação histórica sobre a pré- história na Educação Básica: uma demanda urgente. Assumpção, Luis Filipe Bantim; Campos, Carlos Eduardo Costa (org.). Caminhos da Aprendizagem Histórica: Ensino de Pré-História e Antiguidade. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Sobre Ontens/UFMS, 2021f. ISBN:978-65-00-24349-9, pp. 203 – 209.
CURI, Luciano. Marcos. Compreender a Pré-história: para quê? Jornal InterAção (Semanário de Notícias). Ano 18, nº 933, 09/04/2021g, p. 02.
CURI, Luciano Marcos. História, cultura e civilizações: quando termina a pré-história? In: Jornal InterAção (Semanário de Notícias de Araxá – MG). Ano 19, nº 995, 17/06/2022a, p. 02.
CURI, Luciano Marcos. Pré-história: famosa e problemática. In: Jornal InterAção (Semanário de Notícias de Araxá – MG). Ano 19, nº 990, 13/05/2022b, p. 02.
DANIEL, Glyn. El concepto de prehistoria. Barcelona: Editorial Labor, 1968.
DANIEL, Glyn. Introdução à Pré-História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1964.
DICKSON, David; KEATING, Barbara; MASSARANI, Luisa. Guia de Divulgação Científica. Brasília: SC&T, 2004.
DORTIER, Jean-Francois. Arqueologia/Pré-história. In: ___________. Dicionário de Ciências Humanas. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 664-667.
LE GOFF, Jacques. A história deve ser dividida em pedaços? São Paulo: Unesp, 2015.
MELO, Neilton Falcão de. O infográfico como prática de letramento. Belo Horizonte: Editora Dialética, 2020.
NEVES, Walter Alves; RANGEL JUNIOR, Miguel; MURRIETA, Rui Sérgio Sereni. Assim caminhou a humanidade. São Paulo: Palas Athena, 2015.
RENFREW, Colin & BAHN, Paul. The Cambridge World Prehistory. Cambridge: 2014, 3 volumes.
ROSAS, Gabrielle Mesquita Alves. História como ruptura: organizações histórico- temporais e os três movimentos da existência de Jan Patočka. Revista do NUFEN, v. 9, n. 2, p. 91-108, 2017.ISSN 2175-2591.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.