Cubo mágico de Rubik: um novo olhar na Educação Matemática, um contexto de possibilidades na Educação Inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.22639Palavras-chave:
EducaçãoResumo
A matemática é uma ciência de difícil compreensão, abarcar a sua relevância e sua atuação em sociedade torna se um desafio, consequentemente, é denominada como uma disciplina de difícil entendimento, sendo associada a uma imagem negativa, visto que os alunos se retraem na participação das atividades escolares. E como consequência, para desmitificar a conotação negativa da matemática, os professores analisam novas metodologias. Aqui temos como objetivo apresentar as possibilidades do cubo mágico como instrumento de ensino. Para isso estruturamos o presente texto abordando os seguintes conteúdos: (1) o cubo mágico e a educação matemática; (2) Educação Inclusiva e o cubo mágico: para além da educação matemática; (3) Educação Inclusiva: abordando direitos em dilemas de limites e possibilidades. Por fim, enfatizamos a contribuição do cubo mágico para a aprendizagem de habilidades matemáticas, fortalecimento da confiança, melhoria da autoestima, nas relações interpessoais, nos aspectos psicomotores e no domínio afetivo, por meio da satisfação pessoal.
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