Diversidade e inclusão no IFPR: o projeto diálogos virtuais sobre inclusão
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.20895Palavras-chave:
Educação, Desigualdades, Educação Especial e InclusivaResumo
Este estudo apresenta as etapas iniciais da execução do projeto “Diálogos virtuais sobre inclusão: tessituras, avanços e desafios”, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, campus Palmas. Por sua vez, o projeto objetivou promover atividades de formação por meio de ações de extensão no ambiente virtual sobre as diversas dimensões da Educação Inclusiva e discutir o papel da Educação Inclusiva no combate às desigualdades sociais. Esta é uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico que recorre às metodologias ativas, por transmissão das palestras via sistema de streaming (YouTube). Como referencial teórico, elegeu-se as contribuições de Saviani (2000), Bueno (2006, 2008); Gasparin (2002); Breitenbach, Honnef e Costa, (2016), entre outros. Os resultados iniciais indicaram que o projeto tem se evidenciado como espaço democrático de debate e resistência às diversas formas de opressão e tem refletido sobre o papel da educação inclusiva no combate às desigualdades sociais junto à comunidade.
Downloads
Referências
BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. 2. ed. Brasília, DF: Corde, 1997.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.
BRASIL. Inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Brasília: MEC, 2008.
BREITENBACH, Fabiane Vanessa; HONNEF, Cláucia; COSTAS, Fabiane Adela Tonetto. Educação inclusiva: as implicações das traduções e das interpretações da Declaração de Salamanca no Brasil. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. [online]. 2016, vol.24, n.91, pp.359-379.
BREITENBACH, F. V. Propostas de Educação Inclusiva dos Institutos Federais do Estado do Rio Grande do Sul: alguns apontamentos. 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.
BUENO, J. G. S. Inclusão/exclusão escolar e desigualdades sociais. 2006. Projeto de pesquisa. Disponível em: <http://www4.pucsp.br/pos/ehps/ downloads/inclusao_exclusao_escolar.pdf>. Acesso em 01, dez. 2021.
BUENO, J. G. S. As políticas de inclusão escolar: uma prerrogativa da Educação Especial? In: BUENO, J. G. S.; MENDES, G. M. L.; SANTOS, R. A. (Org.). Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. Araraquara: Junqueira e Marin; Brasília, DF, CAPES, 2008. p. 43-63.
DE SOUSA SANTOS, Boaventura. A cruel pedagogia do vírus. Boitempo Editorial, 2020.
DE SOUSA SANTOS, Boaventura. O futuro começa agora: da pandemia à utopia. Boitempo Editorial, 2021.
GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas: Autores Associados, 2002.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica primeiras aproximações. Campinas: Ed. Autores Associados, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.