Diversidade e inclusão no IFPR: o projeto diálogos virtuais sobre inclusão

Autores

  • Antônio Soares Júnior da Silva Doutorando em Ciências da Educação e em Diversidade Cultural e Inclusão, Menstre em Educação Profissional e Tecnológica, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná
  • Márcia de Campos Biezeki Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná
  • Maria Isabel Cabral da Silva Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20895

Palavras-chave:

Educação, Desigualdades, Educação Especial e Inclusiva

Resumo

Este estudo apresenta as etapas iniciais da execução do projeto “Diálogos virtuais sobre inclusão: tessituras, avanços e desafios”, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, campus Palmas. Por sua vez, o projeto objetivou promover atividades de formação por meio de ações de extensão no ambiente virtual sobre as diversas dimensões da Educação Inclusiva e discutir o papel da Educação Inclusiva no combate às desigualdades sociais. Esta é uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico que recorre às metodologias ativas, por transmissão das palestras via sistema de streaming (YouTube). Como referencial teórico, elegeu-se as contribuições de Saviani (2000), Bueno (2006, 2008); Gasparin (2002); Breitenbach, Honnef e Costa, (2016), entre outros. Os resultados iniciais indicaram que o projeto tem se evidenciado como espaço democrático de debate e resistência às diversas formas de opressão e tem refletido sobre o papel da educação inclusiva no combate às desigualdades sociais junto à comunidade.

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Publicado

31.05.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro