Educar na e para a Diversidade

Autores

  • Rosangelica Sanchez Gutierrez Professora de Educação Especial da Universidad Pedagógica Nacional “Francisco Morazán” (UPNFM). Tegucigalpa, Francisco Morazan (FM), Honduras. Mestranda em Educação Especial e Inclusiva no Contexto Amazônico
  • Flávia Cristina Milón do Nascimento Pedagoga, Mestranda em Educação Especial e Inclusiva no Contexto Amazônico, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialista Neuropsicopedagogia e novas aprendizagens. Professora da Secretaria Municipal de Educação
  • Giglianne de Oliveira Licenciada em Educação Física, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Lúcio Fernandes Ferreira Doutor em Educação Física , professor permanente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF/UFAM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAM)
  • Cleverton José Farias de Souza Doutor em Educação Física, professor permanente da FEFF/UFAM, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20896

Palavras-chave:

diversidade, educação inclusiva, escola para todos, estratégias de ensino-aprendizagem

Resumo

Este capítulo apresenta o significado de educar na e para a diversidade a partir das novas propostas que este termo vem alcançando nos últimos tempos, e enfatizando a perspectiva da educação inclusiva. Esse novo enfoque defende que a escola seja para todos, que nenhum aluno, sejam quais forem suas particularidades, seja excluído da escola regular. Da mesma forma, define-se o conceito de inclusão, suas características e os princípios que o sustentam. Abordamos a importância de fazer as adaptações curriculares necessárias para cada aluno e assim evitar a reprovação ou evasão escolar.

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Publicado

31.05.2023

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