Ensino e Educação: contextos e vivências v. 2
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.8308Palavras-chave:
Ensino, Educação, DidáticaResumo
Nessa obra, apresentamos uma seleção de temas relacionados à educação e inclusão. A inclusão de alunos com deficiência intelectual na educação básica do ensino fundamental é um dos temas importantes em destaque, assim como a utilização da Língua Brasileira de Sinais para ouvintes na educação profissional e tecnológica, como uma experiência de inclusão comunicativa.
Além disso, discutimos a importância do atendimento educacional especializado para estudantes com comportamento de altas habilidades/superdotação no Distrito Federal e o transtorno do espectro do autismo na legislação educacional e nos projetos político-pedagógicos da educação básica.
Também abordamos a diversidade sexual e fobias na escola, refletindo sobre a aplicação da diversidade sexual na escola e a discriminação e preconceito contra os LGBTs na educação. Além disso, analisamos os desafios da educação brasileira no contexto do capital, especialmente após a pandemia da COVID-19. Outros temas de destaque incluem a verticalização na educação, as concepções de criatividade por educadores do ensino fundamental, a importância da formação continuada dos professores e a busca pela autonomia no processo de ensino e aprendizagem. Também discutimos a educação do campo, a sociologia do corpo, o papel do professor na construção da linguagem oral e escrita na educação infantil, o sentir e o pensar para o exercício da cidadania e outras discussões didática e pedagógica.
Downloads
Referências
As referências estão indicadas em cada capítulo da obra.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.