Uma sequência didática para o ensino de tópicos sobre Gravitação Universal

Autores

  • Jose Anysio Maury Lopes Neto Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF
  • Marli Lopes de Souza Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF – Polo 08 – Juazeiro BA Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF
  • Marco Gonçalves Docente do Colegiado de Agronomia -UNIVASF https://orcid.org/0000-0001-5630-2209
  • Mariele Pinheiro Professora Associada II da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF https://orcid.org/0000-0001-7954-6820

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.21652

Palavras-chave:

Ensino de Física, Universo, Aprendizagem Significativa

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre os cientistas e suas práticas, mais especificamente, a respeito de modelos propostos quanto a gravitação universal, utilizando como estratégia uma sequência didática aliada a novos conhecimentos sobre a expansão do Universo, de forma contextualizada e promovendo uma aprendizagem significativa com os discentes da 1ª Série do Ensino Médio no interior da Bahia, levando em conta os conhecimentos prévios dos estudantes acerca do Universo para o desenvolvimento crítico e discursivo sobre as atividades para conhecimento da nossa galáxia, os resultados obtidos sobre a referida literatura e os cientistas estudados proporcionaram aos  estudantes envolvidos novos conhecimentos sobre a expansão do Universo, bem como conhecimentos das leis que regem os movimentos da Terra  e de outros planetas, em relação ao Sol..

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Gonçalves, Docente do Colegiado de Agronomia -UNIVASF

Licenciado em Física (2003) e Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Atualmente é Professor Assistente II da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Epistemologia, História e Sociologia da Ciência.

Mariele Pinheiro, Professora Associada II da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Graduação em Licenciatura Plena em Física, mestrado e doutorado em Física Ambiental, pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é Professora Associada II da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Atualmente exerce as funções de docente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF.

Referências

ALENCAR, David Johnson Pinheiro et al. o observatório astronômico como espaço não formal de educação: apoio ao ensino de ciências. ciências em ação: perspectivas distintas para o ensino e aprendizagem de ciências, v. 1, n. 1, p. 34-41, 2021.

BARBOSA, Caio Magalhães et al. o observatório astronômico como espaço não formal de educação: apoio ao ensino de ciências. ciências em ação: perspectivas distintas para o ensino e aprendizagem de ciências, v. 1, n. 1, p. 34-41, 2021.

COELHO, Jaziel G. O Telescópio Espacial James Webb-uma nova era na Astronomia. Cadernos de Astronomia, v. 3, n. 2, p. 112-121, 2022.

FUNDAMENTAL, Ensino. Coleção explorando o ensino. Brasília, Ministério da, 2010.

GOMES, F. E.; ALVARENGA, F. G. Norteando em sala de aula do ensino médio o ensino sobre Neutrinos via transcrição da Aprendizagem Significativa de Ausubel proposta por Moreira com o emprego da UEPS.

JUNIOR, JOEL; BRAZ, Emerson Pereira. Gravitação Universal: Uma Revisão Teórica E Atividades Para O Ensino Médio. Revista Física no Campus, v. 1, n. 1, p. 25-35, 2021.

Moderna Plus: Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Manual do Professor. -- 1. ed. -- São Paulo: Moderna, 2020.

MOREIRA, Marco Antonio. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20200451, 2021.

Nogueira, Salvador. Astronomia: ensino fundamental e médio / Salvador Nogueira, João Batista Garcia Canalle. Brasília: MEC, SEB; MCT; AEB, 2009. 232 p. : il. – (Coleção Explorando o ensino ; v. 11.

PIETROCOLA, Maurício. Inovação curricular em Física: transposição didática e a sobrevivência dos saberes. Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Curitiba, 2008.

TOSSATO, Claudemir Roque. Tycho Brahe e a precisão das observações astronômicas. Intelligere, n. 13, p. 92-112, 2022.

UGALDE, Maria Cecília Pereira; ROWEDER, Charlys. Sequência didática: uma proposta metodológica de ensino-aprendizagem. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, p. e99220-e99220, 2020.

Downloads

Publicado

10.10.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro