Uma sequência didática para o ensino de tópicos sobre Gravitação Universal
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.21652Palavras-chave:
Ensino de Física, Universo, Aprendizagem SignificativaResumo
A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre os cientistas e suas práticas, mais especificamente, a respeito de modelos propostos quanto a gravitação universal, utilizando como estratégia uma sequência didática aliada a novos conhecimentos sobre a expansão do Universo, de forma contextualizada e promovendo uma aprendizagem significativa com os discentes da 1ª Série do Ensino Médio no interior da Bahia, levando em conta os conhecimentos prévios dos estudantes acerca do Universo para o desenvolvimento crítico e discursivo sobre as atividades para conhecimento da nossa galáxia, os resultados obtidos sobre a referida literatura e os cientistas estudados proporcionaram aos estudantes envolvidos novos conhecimentos sobre a expansão do Universo, bem como conhecimentos das leis que regem os movimentos da Terra e de outros planetas, em relação ao Sol..
Downloads
Referências
ALENCAR, David Johnson Pinheiro et al. o observatório astronômico como espaço não formal de educação: apoio ao ensino de ciências. ciências em ação: perspectivas distintas para o ensino e aprendizagem de ciências, v. 1, n. 1, p. 34-41, 2021.
BARBOSA, Caio Magalhães et al. o observatório astronômico como espaço não formal de educação: apoio ao ensino de ciências. ciências em ação: perspectivas distintas para o ensino e aprendizagem de ciências, v. 1, n. 1, p. 34-41, 2021.
COELHO, Jaziel G. O Telescópio Espacial James Webb-uma nova era na Astronomia. Cadernos de Astronomia, v. 3, n. 2, p. 112-121, 2022.
FUNDAMENTAL, Ensino. Coleção explorando o ensino. Brasília, Ministério da, 2010.
GOMES, F. E.; ALVARENGA, F. G. Norteando em sala de aula do ensino médio o ensino sobre Neutrinos via transcrição da Aprendizagem Significativa de Ausubel proposta por Moreira com o emprego da UEPS.
JUNIOR, JOEL; BRAZ, Emerson Pereira. Gravitação Universal: Uma Revisão Teórica E Atividades Para O Ensino Médio. Revista Física no Campus, v. 1, n. 1, p. 25-35, 2021.
Moderna Plus: Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Manual do Professor. -- 1. ed. -- São Paulo: Moderna, 2020.
MOREIRA, Marco Antonio. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20200451, 2021.
Nogueira, Salvador. Astronomia: ensino fundamental e médio / Salvador Nogueira, João Batista Garcia Canalle. Brasília: MEC, SEB; MCT; AEB, 2009. 232 p. : il. – (Coleção Explorando o ensino ; v. 11.
PIETROCOLA, Maurício. Inovação curricular em Física: transposição didática e a sobrevivência dos saberes. Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Curitiba, 2008.
TOSSATO, Claudemir Roque. Tycho Brahe e a precisão das observações astronômicas. Intelligere, n. 13, p. 92-112, 2022.
UGALDE, Maria Cecília Pereira; ROWEDER, Charlys. Sequência didática: uma proposta metodológica de ensino-aprendizagem. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, p. e99220-e99220, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.