O desafio da educação brasileira: por uma escola pública, democrática, inclusiva e acessível a todos

Autores

  • Janiara de Lima Medeiros Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83392

Resumo

A construção do pensamento capitalista preconiza o progresso, o crescimento e, portanto, o enriquecimento. Este pensamento atingiu dimensões construtivas, às vezes, porém, destrutivas à humanidade, seja em seus aspectos físico, psíquicos ou sociais. Igualmente estrutura e desestrutura inúmeras famílias através do crescimento de empresas bem como da precarização do trabalho e do desemprego. Provoca-se aqui uma reflexão sobre o desemprego como um dos resultados da desigualdade educacional em que, num círculo vicioso, gera a desigualdade social. A educação brasileira vivencia em vários aspectos o capitalismo nacional e as estruturas socioeconômicas culturais. Assim este artigo visa perquirir sobre a educação cujo desafio é mantê-la democrática, inclusiva e acessível a todos apesar desse contínuo desnivelamento socioeconômico, buscando em autores, principalmente em Gramsci, reflexões sobre as estruturas e as desestruturas do capitalismo nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, Letícia Carneiro. Formação docente, política curricular e a reedição da teoria do capital humano no Brasil. 2012. Disponível em: http:// periodicos.ufes.br/educacao/article/view/5372. Acesso out/2022.

ARAÚJO, Adriana Cristina; FERNANDEZ, Soledad; PESCAROLO, Joyce Kelly; VIANA, Marcos Alan. A violência e suas complexidades: reflexões para educadores. Revista Chão de Escola. 2008. Disponível em https://chaodaescola.com.br/rce. Acesso out/2022.

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado: nota sobre os Aparelhos Ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2012.

BARCIELA, Francisco Galvão do Amaral Pinto. Limites e possibilidades da luta de classes na escola. 2021. Revista Chão de Escola. 2008. Disponível em https://chaodaescola.com.br/rce. Acesso out/2022

BENCOSTTA, M.L.A. - Arquitetura e espaço escolar: reflexões acerca do processo de implantação dos primeiros grupos escolares em Curitiba (1903-1928). In: Educar em Revista, Curitiba, n.18, 2001, Editora da UFPR.

CABRAL, Antônio, SILVA, Claudia Luciene de Melo, SILVA, Lamara Fabia Lucena. Teoria do capital humano, educação, desenvolvimento econômico e suas implicações na formação de professores. Revista Principia. 2016.

CARVALHO, Regina Maria Leme Lopes. A violência na educação formal. Artigos Psicol. Esc. Educ. 2 (3) • 1998.

CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: Com os pingos nos “is”. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.

COSTA, Lúcia Cortes da. Os impasses do estado capitalista: uma análise sobre a reforma do Estado no Brasil. São Paulo: Cortez, 2006.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, p. 245-262, jul. 2002.

FACION, J. R.; MATTOS, C. L. G. Exclusão: uma meta categoria nos estudos sobre educação. In: FACION, J. R. (Org.) Inclusão Escolar e suas implicações. Curitiba. Editora IBPEX, 2009.

FERNANDES, F. Sociedade de classes e subdesenvolvimento 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

FREIRE, Paulo. A Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

GADOTTI, Moacir. Gestão democrática com participação popular no planejamento e na organização da educação nacional. Instituto Paulo Freire, 2013.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Volume3: Maquiavel. Notas sobre o Estado e a política. Tradução de Luiz Sérgio Henriques; Marco Aurélio Nogueira; Carlos Nelson Coutinho. 3ª edição. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro. 2004.

LEHER, Roberto. Florestan Fernandes e a defesa da educação pública. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 121, p. 1157-1173, out.-dez. 2012.

LEMOS, Cátia de; MATOS, Maria Almerinda de Souza. Escola democrática e de direitos inclusivos em meio aos desafios Amazônicos. Revista Educação em Questão, Natal, v. 58, n. 57, p. 1-26, e-21293, jul./set. 2020.

LINS, Leonardo Melo. Educação, qualificação, produtividade e crescimento econômico: a harmonia colocada em questão. IPEA. Code 2011. Anais do 1º circuito de debates acadêmicos.

MARQUEZ, Christine Garrido. Políticas multissetoriais e integradas do banco mundial no brasil: a infância como capital humano do futuro. Tese apresentada ao Curso de Doutorado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG. 2016.

MEDEIROS, Janiara de Lima. A reforma do ensino médio: Estudo crítico da lei nº 13.415/2017. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2021, v.1. p.178.

MEDEIROS, Janiara de Lima; SILVA, Moisés; SANTOS, Silvio. Política, democracia e educação no Brasil: Uma breve análise à luz do caderno 13 de Gramsci. REVISTA VIRTUAL EN_FIL - ENCONTROS COM A FILOSOFIA. , v.10, p.1 - 21, 2020a.

MEDEIROS, Janiara de Lima; SILVA, Moisés; SANTOS, Silvio. Plano Nacional de Educação: a busca pela equidade educacional brasileira. In: Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos..1 ed.Campina Grande - PB: Realize, 2020b, v.7, p. 1-400.

MEDEIROS, Janiara de Lima. Formação para o Trabalho x Formação para a Vida: Do princípio educativo do trabalho à educação emancipatória. Alemanha: NEA - Novas Edições Acadêmicas, 2019a, v.1. p.78.

MEDEIROS, Janiara de Lima; PEREIRA, Fabio da Silva. Diálogo sobre a disciplina à luz dos pensamentos de Michel Foacault e Antônio Gramsci. In: Políticas Públicas na Educação Brasileira: educação profissional e tecnológica..1 ed.Porto Alegre: Atena, 2019b, v.1, p. 116-127.

MEDEIROS, Janiara de Lima; PASSOS, Ohana Gabi. Educação emancipatória: um diálogo entre o pensamento Gramsciano na formação integral com a Educação na Grécia Antiga. In: Educação: Uma Nova Agenda para a Emancipação 2.1 ed.Ponta Grossa: Atena, 2019c, v.2, p. 139-150

MELETTI, Silvia Márcia Ferreira. BUENO, José Geraldo Silveira (org.). Políticas públicas, escolarização de alunos com deficiência e a pesquisa Educacional. Araraquara: Junqueira & Marin, 2013.

NASCIMENTO, Celinha. Democracia na escola. Colaboração: Maria Paula Zurawski, Rogê Carnaval; coordenação: Neide Nogueira; direção: Ana Rosa Abreu. – 4.ed. – São Paulo, SP: Vlado Educação, 2020.

RAMOS JR., Armenes de. Dentre os vários Gramsci, um educador socialista! Revista Chão de Escola. 2008. Disponível em https://chaodaescola.com.br/rce. Acesso out/2022.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Global Editora, 2015.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11.ed.rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

SILVA, Moisés; MEDEIROS, Janiara de Lima; SILVA, R.A.L.; BASTOS, G.L.T. O abandono escolar e a crise na gestão educacional: uma reflexão sobre o ensino público no Brasil. In: Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos.1 ed.Campina Grande - PB: Realize, 2020, v.7, p. 1-400.

SILVEIRA, Zuleide S. Crises do capital, educação e (des)medidas conjunturais: uma análise sob a lentes de Antonio Gramsci. EnFIL Revista Encontros com a Filosofia, Niterói, n. 12, p, 154- 176, 2020. Disponível em https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/46448

SCHULTZ, Theodore. Capital humano: investimentos em educação e pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.

TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1957.

TRINDADE, Hiago. Crise do capital, exército industrial de reserva e precariado no Brasil contemporâneo. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 129, p. 225-244, maio/ago. 2017.

Downloads

Publicado

06.02.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro