Desafios da educação brasileira no contexto do capital: uma breve análise pós auge pandemia COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83088Palavras-chave:
Desigualdade Socioeconômico, Cultura, Antonio GramsciResumo
O desenvolvimento do sistema capitalista preconiza o progresso, porém, esse processo se dá por meio da acumulação de riquezas e atinge dimensões, na maioria das vezes, destrutivas à humanidade, em seus aspectos físico, psíquico ou social. Igualmente, no capital encontra-se a evidente contradição entre as relações harmônicas familiares associada ao compromisso com o trabalho e com a produção das empresas familiares, enfatizando o mundo da produtividade e lucratividade bem como da precarização do trabalho e do desemprego, ao identificar na própria família uma instituição de reprodução financeira. Dos diversos impactos causados pela pandemia da COVID-19 iniciada em dezembro/2019, busca-se aqui fazer uma análise sobre os desafios educacionais que o Brasil encontra no cenário do Capital três anos após instaurada a epidemia. Provoca-se aqui uma reflexão sobre o desemprego nas diversas instituições como um dos resultados da desigualdade educacional em que, num círculo vicioso, gera a desigualdade social. A educação brasileira vivência em vários aspectos o capitalismo nacional e as estruturas socioeconômicas culturais. Assim este artigo visa perquirir sobre a educação cujo desafio é mantê-la democrática, inclusiva e acessível a todos apesar desse contínuo desnivelamento socioeconômico, buscando em autores, principalmente em Gramsci, reflexões sobre as estruturas e as desestruturas do capitalismo nacional.
Downloads
Referências
ALGEBAILE, Eveline; OLIVEIRA, Floriano Godinho. Gestão territorial e restrições ao exercício da democracia no Brasil. In: FERREIRA, Alvaro; RUA, João; MATTOS, Regina Célia de (Org.). Produção do espaço: emancipação social, o comum e a verdadeira democracia. 1ª ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2019, v. I, p. 145-165.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. 3ª ed. São Paulo: Ed. Moderna, 2006. 384 p.
AULA 2 - Capitalismo contemporâneo, ultraliberalismo e austeridade (Prof. convidado: Floriano José Godinho de Oliveira). Teoria e Educação I - Doutorado. PPGE/UFF. Coordenação: Maria Ciavatta, Paulo Carrano. Niterói: PPGE/UFF, 2021. (142 min.), Digital, son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kXqsDxqzA1E&t=1214s. Acesso em: 10 out. 2021.
AULA 5 – A pesquisa em cultura e educação (Prof. Convidado: Geovani Semerari). Teoria e Educação I - Doutorado. PPGE/UFF. Coordenação: Maria Ciavatta, Paulo Carrano. Niterói: PPGE/UFF, 2021. (144 min.), Digital, son., color. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1zupmCNfxbaYSg891XqBHVVllKJw5SDyg/view?usp=drive_web&authuser=1 . Acesso em: 10 out. 2021.
BRASIL. Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Brasília, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc95.htm. Acesso em: 27 out. 2021.
CATANI, Afrânio Mendes. O que é capitalismo. Ed. Brasiliense, 2017.
CIAVATTA, Maria. A interdisciplinaridade e a formação integrada: exercício teórico ou realidade possível? In: CIAVATTA, Maria. O trabalho docente e os caminhos do conhecimento. A historicidade da educação profissional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015, p. 54-70.
DOWBOR, Ladislau. A era do Capital Improdutivo: por que oito famílias têm mais riqueza do que a metade da população do mundo? São Paulo: Autonomia Literária, 2017. Disponível em: https://dowbor.org/wp-content/uploads/2012/06/a_era_do_capital_improdutivo_2_impress%C3%A3oV2.pdf Acesso em: 15 out. 2021.
DURIGUETTO, Maria Lúcia; DEMIER, Felipe. Democracia blindada, contrarreformas e luta de classes no Brasil contemporâneo. Argumentum, Vitória, v. 9, n.2, p. 8-19, mai./ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/17066/11887. Acesso em: 10 nov. 2021.
DWECK, Esther; OLIVEIRA, Ana Luíza Matos de; ROSSI, Pedro. Austeridade e retrocesso: impactos sociais da política fiscal no Brasil. São Paulo: Brasil Debate e Fundação Friedrich Ebert, 2018. Disponível em: https://brasildebate.com.br/wp-content/uploads/DOC-AUSTERIDADE_doc3-_L9.pdf. Acesso em: 27 out. 2021.
FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de Interpretação Sociológica. 3ª ed. São Paulo: Zahar, 1974.
FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. Rio de Janeiro: EPSJV/UFRJ, 2010. 370 p. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/brasil_capital_imperialismo.pdf. Acesso: 27 out. 2021.
FREIRE, Ana Maria Araujo; MENDONÇA, Erasto Fortes (orgs.). Direitos Humanos e Educação Libertadora: gestão democrática da educação pública na cidade de São Paulo. 1ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
MARTUCCELLI, Danilo. La individuación como macrosociología de la sociedad singularista. Persona y Sociedad, Santiago do Chile, v. 24, n. 3, p.9-29, 1 dez. 2010. Disponível na internet: https://personaysociedad.uahurtado.cl/index.php/ps/article/view/196/191
Acesso em: 28 out. 2021.
MARTUCCELLI, Danilo. Como os indivíduos se tornam indivíduos? Entrevista com Danilo Martuccelli. Entrevistadoras SETTON, Maria da Graça J.; SPOSITO, Marília P. Educação e Pesquisa, Revista da Faculdade de Educação da USP, São Paulo, vol. 39, n/ 01, jan/mar. 2013, pp.247-267.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. (Trad. Luis Claudio de C. e Costa). 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política - volume I. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, 1996.
MASCARO, Alysson Leandro. Estado e forma política. São Paulo: Ed. Boitempo, 2013.
MEDEIROS, Janiara de Lima. A Reforma no ensino médio: Estudo crítico da lei nº 13.415/2017. Rio de Janeiro, Editora E-Publicar, 2021.
MEDEIROS, J. L. A economia diante do horror econômico: uma crítica ontológica ao surto do altruísmo da ciência econômica. P. 283-359. 2013.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
BRAGA, Ruy. Rebeldia do Precariado: trabalho e neoliberalismo no Sul global. São Paulo: Boitempo, 2017.
RIBEIRO, Darcy. Educação no Brasil. In: MAURÍCIO, L. V. (org.). Darcy Ribeiro: educação como prioridade. 1ª ed. São Paulo: Global, 2018.
SICSU, João. Brasil: é uma depressão, não foi apenas uma recessão. Revista de Economia Contemporânea. (2019) 23(1): p. 1-41 (Journal of Contemporary Economics). Classificação JEL: E32; E23; E12. Disponível em https://www.scielo.br/j/rec/a/b7qv8mW5HHLnjvZkd8RPGWs/?format=pdf&lang=pt. Acesso out/2022.
SCHWARCZ, Lilia. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo, Companhia das Letras, 2019.
SETTON, Maria da Graça Jacintho; SPOSITO, Marilia Pontes. Como os indivíduos se tornam indivíduos? Entrevista com Danilo Martuccelli. Educ. Pesqui. São Paulo, v. 39, n. 1, p. 247-267, jan./mar. 2013.
TEIXEIRA, Anísio Spínola. Educação no Brasil. 4ª ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011. 429 p.
TUNES, Elisabeth. É necessária à crítica radical à escola? In: TUNES, Elisabeth (org.). Sem escola, sem documento. Rio de Janeiro: E-Papers, 2011.
VIANNA, Cláudia; BORTOLINI, Alexandre. Discurso antigênero e agendas feministas e LGBT nos planos estaduais de educação: tensões e disputas. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 46, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Tc37WjhH7ywmFCpJJ4NbBCH/?lang=pt&format=pdf . Acesso em: 28 out. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.