O uso da transposição didática na formação de docentes e no ensino da Matemática: um ensaio à luz da revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83403Palavras-chave:
Revisão Integrativa, Educação em Matemática, Produção CientíficaResumo
Este artigo apresenta uma revisão integrativa com o objetivo de evidenciar e analisar as contribuições advindas de pesquisas já realizadas sobre o tema: utilização da transposição didática na formação de professores e no ensino da matemática. A busca de artigos científicos foi realizada na plataforma de periódicos CAPES, por se tratar do banco de dados eletrônico mais utilizado e conhecido no Brasil. Para localização dos artigos, inicialmente utilizou-se a triagem pelos trabalhos que contivessem três descritores relacionados ao tema. Os artigos para este estudo, foram selecionados de maneira aleatória, isto é, à medida em que foram aparecendo na busca eletrônica, quando da utilização das palavras-chave. Para tanto, foram encontrados 14 artigos, e após a localização desses, procedeu-se superficialmente o reconhecimento de conteúdo por títulos e resumos, excluindo dessa forma, os achados que não correspondiam diretamente com o tema em questão. Posteriormente, foi realizada uma avaliação minuciosa dos artigos pré-selecionados, a qual permitiu uma melhor compreensão das informações tratadas por eles. Nesse sentido, foram selecionados 4 artigos dos achados na pesquisa, os quais se enquadravam diretamente a temática. Desse modo, essa pesquisa evidenciou a importância de estudos científicos voltados para o uso da transposição didática na formação de professores e no ensino da matemática. Ainda, os estudos evidenciam baixa produção científica quanto ao uso da transposição didática no ensino da matemática. Nesse sentido, é recomendado que a comunidade acadêmica realize novas pesquisas e estudos sobre o assunto, visto que ainda se mostra pouco explorada.
Downloads
Referências
BOTAS, Dilaila; MOREIRA, Darlinda. A utilização dos materiais didáticos nas aulas de Matemática: Um estudo no 1º Ciclo. Revista Portuguesa de Educação, p. 253-286, 2013.
BRANDEMBERG, João Claúdio. O saber, o conhecimento e a transposição didática na atividade do professor de matemática. Revista Margens Interdisciplinar, v. 5, n. 6, p. 323-334, 2009.
GELLERT, Uwe. Didactic material confronted with the concept of mathematical literacy. Educational Studies in mathematics, v. 55, n. 1, p. 163-179, 2004.
LIMA, E. L. Matemática e ensino. Cap. 17. 3.ed. Rio de Janeiro: SBM, 2007.
POLIDORO, Lurdes de Fátima; STIGAR, Robson. A transposição didática: a passagem do saber científico para o saber escolar. Ciber Teologia Revista de Teologia e Cultura, São Paulo, Ano VI, n. 27, p. 153-159, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.