O uso da transposição didática na formação de docentes e no ensino da Matemática: um ensaio à luz da revisão bibliográfica

Autores

  • José Wilian Pereira Brito Graduando em Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Juazeiro do Norte https://orcid.org/0000-0003-1964-0246
  • Maria Lucyvânia Sampaio Ribeiro Graduanda em Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Juazeiro do Norte
  • Carlos Nycolas Fulgêncio de Oliveira Lopes Doutora em Ambiente e Desenvolvimento, PhD. Em Educação e Psicologia. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Juazeiro do Norte
  • Mônica Maria Siqueira Damasceno Doutora em Ambiente e Desenvolvimento, com PhD em Educação e Psicologia. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), Juazeiro do Norte

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83403

Palavras-chave:

Revisão Integrativa, Educação em Matemática, Produção Científica

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão integrativa com o objetivo de evidenciar e analisar as contribuições advindas de pesquisas já realizadas sobre o tema: utilização da transposição didática na formação de professores e no ensino da matemática. A busca de artigos científicos foi realizada na plataforma de periódicos CAPES, por se tratar do banco de dados eletrônico mais utilizado e conhecido no Brasil. Para localização dos artigos, inicialmente utilizou-se a triagem pelos trabalhos que contivessem três descritores relacionados ao tema. Os artigos para este estudo, foram selecionados de maneira aleatória, isto é, à medida em que foram aparecendo na busca eletrônica, quando da utilização das palavras-chave. Para tanto, foram encontrados 14 artigos, e após a localização desses, procedeu-se superficialmente o reconhecimento de conteúdo por títulos e resumos, excluindo dessa forma, os achados que não correspondiam diretamente com o tema em questão. Posteriormente, foi realizada uma avaliação minuciosa dos artigos pré-selecionados, a qual permitiu uma melhor compreensão das informações tratadas por eles. Nesse sentido, foram selecionados 4 artigos dos achados na pesquisa, os quais se enquadravam diretamente a temática. Desse modo, essa pesquisa evidenciou a importância de estudos científicos voltados para o uso da transposição didática na formação de professores e no ensino da matemática. Ainda, os estudos evidenciam baixa produção científica quanto ao uso da transposição didática no ensino da matemática. Nesse sentido, é recomendado que a comunidade acadêmica realize novas pesquisas e estudos sobre o assunto, visto que ainda se mostra pouco explorada.

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Referências

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Publicado

06.02.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro