Prática pedagógica integradora para educação postural no ensino médio integrado

Autores

  • Igor Reis Instituto Federal de Sergipe (IFS)

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22953

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Educação Profissional, Interdisciplinaridade, Tecnologias Digitais

Resumo

Parte das disfunções osteomusculares relacionadas à coluna estão ligadas a hábitos posturais inadequados, boa parte iniciados desde a prática estudantil. Por isso, diante da intenção de promover a saúde postural na educação profissional e tecnológica (EPT) utilizando-se de ações coerentes com a concepção de formação humana integral, esta pesquisa teve como objetivoelaborar e avaliar a aplicabilidade de um produto educacional em formato de Guia Didático para orientar o ensino dos cuidados com a postura no Ensino Médio Integrado (EMI). O produto contém a proposta de uma sequência didática como prática pedagógica integradora e uma cartilha adequada à realidade estudantil.  Utilizando-se do procedimento da pesquisa-ação, e a partir da análise dos resultados obtidos por levantamento de dados e por observação participante, pode-se dizer que a SD demonstrou ter cumprido o seu objetivo de promover a integração de conteúdos e sujeitos, bem como o de favorecer o aprendizado significativo a respeito dos cuidados com a postura, trazendo possibilidades para transformação da prática. Também os materiais educativos mostraram-se adequados para o seu público e finalidade. Conclui-se que foi possível estabelecer a integração entre as ações de educação postural e as disciplinas curriculares, através de práticas educativas sistematizadas que valorizam o contexto social, o protagonismo do aluno e a interdisciplinaridade, com vistas a um aprendizado significativo. Ainda demonstrar que o profissional de saúde inserido no contexto da EPT, em interação dialógica com a comunidade docente e discente, pode contribuir para a formação humana integral e promoção da autonomia do cuidado no espaço escolar.

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Publicado

13.05.2024