Prática pedagógica integradora para educação postural no ensino médio integrado
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.22953Palavras-chave:
Educação em Saúde, Educação Profissional, Interdisciplinaridade, Tecnologias DigitaisResumo
Parte das disfunções osteomusculares relacionadas à coluna estão ligadas a hábitos posturais inadequados, boa parte iniciados desde a prática estudantil. Por isso, diante da intenção de promover a saúde postural na educação profissional e tecnológica (EPT) utilizando-se de ações coerentes com a concepção de formação humana integral, esta pesquisa teve como objetivoelaborar e avaliar a aplicabilidade de um produto educacional em formato de Guia Didático para orientar o ensino dos cuidados com a postura no Ensino Médio Integrado (EMI). O produto contém a proposta de uma sequência didática como prática pedagógica integradora e uma cartilha adequada à realidade estudantil. Utilizando-se do procedimento da pesquisa-ação, e a partir da análise dos resultados obtidos por levantamento de dados e por observação participante, pode-se dizer que a SD demonstrou ter cumprido o seu objetivo de promover a integração de conteúdos e sujeitos, bem como o de favorecer o aprendizado significativo a respeito dos cuidados com a postura, trazendo possibilidades para transformação da prática. Também os materiais educativos mostraram-se adequados para o seu público e finalidade. Conclui-se que foi possível estabelecer a integração entre as ações de educação postural e as disciplinas curriculares, através de práticas educativas sistematizadas que valorizam o contexto social, o protagonismo do aluno e a interdisciplinaridade, com vistas a um aprendizado significativo. Ainda demonstrar que o profissional de saúde inserido no contexto da EPT, em interação dialógica com a comunidade docente e discente, pode contribuir para a formação humana integral e promoção da autonomia do cuidado no espaço escolar.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Jaqueline Ferreira de. A integração do Ensino Médio à Educação Profissional Técnica de nível médio no curso técnico em edificações – Ifes Campus Colatina. Orientador: Bernard Charlot. 2018. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 229 p., 2011.
BENTO, Thiago Paulo Frascareliet al. Lowbackpain in adolescentsandassociationwithsociodemographicfactors, electronicdevices, physicalactivityand mental health. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v.96, p. 717-24, 2020.
BUSS, Paulo Marchiori; PELLEGRINI FILHO, Alberto. A Saúde e seus Determinantes Sociais. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n.1, p.77-93, 2007.
CANI, Josiane Brunetti. et al. Educação e covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas tdic. Revista IfesCiencia. v.6, n. 1, p.23-29, 2020.
FALKENBERG, Mirian Benites. et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência e Saúde Coletiva, v.19, n.3, p.847-52, 2014.
FERRARI, MicaelyScalfoni; HELLMAN, Fernanda Tayssa Alves. Projeto espaço de convivência: uma abordagem global. Pindorama, Eunápolis, BA, v.10, n.10, Junho –Novembro, 2019.
FLORÊNCIO JÚNIOR, Públio Gomes; PAIANO, Ronê; COSTA, André dos Santos. Isolamento social: consequências físicas e mentais da inatividade física em crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, [S. l.], v. 25, p. 1–2, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa/Paulo Freire. 31.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GARBOIS, Júlia Arêas. et al. Determinantes sociais da saúde: o “social” em questão. Saúde Soc. São Paulo, v.23, n.4, p.1173-1182, 2014.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. - 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2008.
GONÇALVES, Luana Cristina; CESARO, Humberto Luis de. O Ensino Médio Integrado no Instituto Federal Catarinense – Campus Ibirama: oportunidades e dificuldades na percepção de discentes ingressantes. Rev. Sítio Novo Palmas, v.4, n.4, p.312-24, out./dez, 2020.
LAURELL, Asa. A saúde-doença como processo social. (La salud-enfermedad como proceso social). Revista Latino americana de Salud, México, v.2, p. 7-25. Trad. E. D. Nunes, 1982.
LEITE, Priscila de Souza Chisté. Produtos Educacionais em Mestrados Profissionais na Área de Ensino: uma proposta de avaliação coletiva de materiais educativos. Investigação Qualitativa em Educação, v.1, p.330-39, 2018.
LOPES, Cláudia S. et al. ERICA: prevalência de transtornos mentais comuns em adolescentes brasileiros. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 50, supl. 1, 14s, 2016.
MARTINS, Cybele Maria dos Santos; CUNHA, Neide de Brito. Ansiedade na adolescência: o Ensino Médio Integrado em foco. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v.5, n.1, p.41-61, 2021.
MENOTTI, Jaíne. et al. A importância da educação postural evitando situações que possam afetar a saúde de crianças e adolescentes em idade escolar. Revista Perspectiva: Ciência e Saúde, [s.1], v.3, ed.2, p.12-23, 2018.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; COSTA, António Pedro: Fundamentos Teóricos das Técnicas de Investigação Qualitativa. Revista Lusófona de Educação, v.40, p.139-153, 2018.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Determinação social, não! Por quê?Cad. Saúde Pública,v.37, n.12, p.1-12, 2021.
MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review, v.1, n.3, p. 25-46, 2011.
OKAMURA, Mirna Namie. et al. Back pain in adolescents: prevalenceandassociatedfactors. BrJP. São Paulo, v.2, n.4, p.321-25, 2019.
PACHECO, Fabiane do Amaral; NONENMACHER, Sandra ElisabetBazana; CAMBRAIA, Adão Caron. Adoecimento mental na educação profissional e tecnológica: o que pensam os estudantes concluintes de cursos técnico integrados. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e9173, 2020.
PAIM, Jairnilson Silva. Sistema Único de Saúde (SUS) aos 30 anos.Ciência e Saúde Coletiva, v.23, n.6, p.1723-28, 2018.
QUEIROZ, Danielle Teixeira.et al. Observação participante na pesquisa qualitativa: conceitos e aplicações na área da saúde. R Enferm UERJ, Rio de Janeiro, v.15, n.2, p.276-83, abr/jun, 2007.
RAMOS, Marise Nogueira. Ensino médio integrado: lutas históricas e resistência em tempos de Regressão. In. Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios / Adilson Cesar Araújo e Cláudio Nei Nascimento da Silva (orgs.) – Brasília: Ed. IFB, 2017.
RUCKERT, Daniele. et al. Ergonomia da sala de aula: restrições posturais impostas pelo ambiente escolar e a utilização da dança como intervenção. R. Perspect. Ci. e Saúde, v.3, n.2, p.44-53, 2018.
SCHUARTZ, Antônio Sandro; SARMENTO, Helder Bosca de Moraes. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Katálysis, Florianópolis, v.23, n. 3, p. 429-38, set. 2020.
SILVA, Tainara Silva Lopes da. et al. Alterações posturais na adolescência. Perspectiva: Ciência e Saúde, Osório, v. 5, n.1, p. 1-11, Mar. 2020.
SILVA, Amanda Andrade da. et al. Alterações posturais em adolescentes na fase escolar: revisão de literatura. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v.8, n.11, nov. 2022.
SOUZA, Cleide Maria. Ansiedade e desempenho escolar no ensino médio integrado/ Cleide Maria de Souza. Orientação: Profa. Dra. Neide de Brito Cunha. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre: Univás, 2020. 80f.
STALLARD, Paul. Ansiedade: Terapia Cognitivo-Comportamental para crianças e jovens. Porto Alegre: Artmed, 2010.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-66, set./dez. 2005.
VERDEJO, MiguelExpósito. Diagnostico Rural Participativo - DRP: Um guia prático. Secretaria da Agricultura Familiar – Ministério do Desenvolvimento Agrário – MD, Brasília, 2006.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Rolling updatesoncoronavirusdisease (COVID-19) 2020. Geneva: WHO, 2020.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZIMMERMAN, Tânia Regina; SOCORRO, Anselmo Silva. Trajetórias escolares no Ensino Médio Integrado: uma análise da atribuição de sentidos de jovens estudantes por meio da história oral temática. Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, v.25, e.204581, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.