As oficinas pedagógicas como instrumento de aprendizagem na promoção da saúde no ensino médio integrado

Autores

  • Igor Reis Instituto Federal de Sergipe (IFS)

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22631

Palavras-chave:

Saúde Escolar, Educação Profissional e Tecnológica, Práticas integradoras

Resumo

A relação entre educação e saúde é intrínseca e vital para garantir uma qualidade de vida adequada, principalmente no contexto educacional, onde desempenha um papel crucial na permanência e êxito dos alunos. Percebe-se a importância e necessidade em se trabalhar a temática da saúde neste ambiente, principalmente, na Educação Profissional e Tecnológica que busca formar cidadãos através de uma educação unitária, omnilateral, politécnica, científica e tecnológica, possibilitando integração dos saberes. Este estudo teve como objetivo geral elaborar estratégias de ações educativas em saúde articuladas ao conteúdo programático dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Sergipe campus Aracaju, com implementação de um “Guia de práticas integradoras em saúde no ensino médio integrado”, como produto educacional. O estudo, de natureza descritivo-exploratória e abordagem qualiquantitativa, foi desenvolvido através da pesquisa-ação. O levantamento de dados foi realizado com questionários semiestruturados e observação participante. Os resultados obtidos destacaram a importância de abordagens em saúde, em especial a saúde mental, no contexto do Ensino Médio Integrado. Além disso, evidenciaram a necessidade de melhorias nos hábitos dos alunos, com ênfase na adoção de práticas mais saudáveis. As oficinas pedagógicas foram eficazes na promoção do aprendizado, conforme avaliações dos participantes. A validação do "Guia de práticas integradoras" fortaleceu ainda mais a ligação entre educação e saúde, fornecendo estrutura para abordar questões de saúde de forma abrangente e significativa no ambiente educacional. Assim, esse trabalho contribui significativamente para uma formação mais completa e cidadã dos estudantes, reforçando o papel essencial da educação na promoção da saúde e bem-estar.

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Publicado

11.05.2024

Edição

Seção

Capítulos do Livro