Ensino e Educação: contextos e vivências v. 2

Autores

  • Janiara de Lima Medeiros Pedagoga, especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica; em Ensino Aprendizagem de Língua Portuguesa e Literaturas e em Docência no Ensino Superior

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.8308

Palavras-chave:

Ensino, Educação, Didática

Resumo

Nessa obra, apresentamos uma seleção de temas relacionados à educação e inclusão. A inclusão de alunos com deficiência intelectual na educação básica do ensino fundamental é um dos temas importantes em destaque, assim como a utilização da Língua Brasileira de Sinais para ouvintes na educação profissional e tecnológica, como uma experiência de inclusão comunicativa.

Além disso, discutimos a importância do atendimento educacional especializado para estudantes com comportamento de altas habilidades/superdotação no Distrito Federal e o transtorno do espectro do autismo na legislação educacional e nos projetos político-pedagógicos da educação básica.

Também abordamos a diversidade sexual e fobias na escola, refletindo sobre a aplicação da diversidade sexual na escola e a discriminação e preconceito contra os LGBTs na educação. Além disso, analisamos os desafios da educação brasileira no contexto do capital, especialmente após a pandemia da COVID-19. Outros temas de destaque incluem a verticalização na educação, as concepções de criatividade por educadores do ensino fundamental, a importância da formação continuada dos professores e a busca pela autonomia no processo de ensino e aprendizagem. Também discutimos a educação do campo, a sociologia do corpo, o papel do professor na construção da linguagem oral e escrita na educação infantil, o sentir e o pensar para o exercício da cidadania e outras discussões didática e pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

As referências estão indicadas em cada capítulo da obra.

Downloads

Publicado

04.04.2023

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.