Considerações sobre a aprendizagem significativa sob a ótica da Filosofia segundo Mathew Lipman

Autores

  • Gustavo Bordignon Franz SEDUC GO
  • Welliton Correia Vale Secretaria de Estado da Educação de Goiás
  • Mirian Vieira Teixeira Secretaria de Estado da Educação de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20669

Palavras-chave:

Ensino de Física, Interdisciplinaridade, Aprendizagem Significativa

Resumo

Neste trabalho é apresentada uma proposta de transposição didática do conceito de inércia, com foco em estudantes da primeira série do ensino médio. Para tanto, pretende-se a proposição de uma sequência didática estruturada a partir da evolução histórica deste conceito, desde os primórdios da mecânica aristotélica até o que conhecemos atualmente como sendo a primeira lei de Newton, também chamado de princípio da inércia. Este tema integra os objetos de conhecimento do componente curricular de Física da primeira série do ensino médio, também aparecendo como conteúdo do componente curricular de Ciências da Natureza do nono ano dos anos finais do ensino fundamental.  Essa proposta busca promover uma aprendizagem significativa através de uma abordagem histórica perpassada pela Filosofia como elemento transversal e a partir do programa Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. Também, pretende-se evidenciar a proximidade e superposição de objetos do conhecimento dos componentes curriculares de Física e Filosofia, promovendo o caráter de ensino interdisciplinar deste conceito.

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Referências

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Publicado

07.08.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro