Considerações sobre a aprendizagem significativa sob a ótica da Filosofia segundo Mathew Lipman
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.20669Palavras-chave:
Ensino de Física, Interdisciplinaridade, Aprendizagem SignificativaResumo
Neste trabalho é apresentada uma proposta de transposição didática do conceito de inércia, com foco em estudantes da primeira série do ensino médio. Para tanto, pretende-se a proposição de uma sequência didática estruturada a partir da evolução histórica deste conceito, desde os primórdios da mecânica aristotélica até o que conhecemos atualmente como sendo a primeira lei de Newton, também chamado de princípio da inércia. Este tema integra os objetos de conhecimento do componente curricular de Física da primeira série do ensino médio, também aparecendo como conteúdo do componente curricular de Ciências da Natureza do nono ano dos anos finais do ensino fundamental. Essa proposta busca promover uma aprendizagem significativa através de uma abordagem histórica perpassada pela Filosofia como elemento transversal e a partir do programa Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. Também, pretende-se evidenciar a proximidade e superposição de objetos do conhecimento dos componentes curriculares de Física e Filosofia, promovendo o caráter de ensino interdisciplinar deste conceito.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D. P. Educational psychology: A cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.
BRASIL, Ministério da Educação; DICEI, SEB. Diretrizes curriculares nacionais gerais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013
MOREIRA, M. A. Uma abordagem cognitivista ao Ensino de Física: a teoria da aprendizagem de David Ausubel como sistema de referência para organização do ensino de ciências. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1983.
NOVAK, J. D.; GOWIN, D. B.; VALADARES, C. Aprender a aprender. 1996.
PIAGET, J.; GARCIA, R. De Aristóteles à Mecânica do “Impetus”. In PIAGET, J.; GARCIA, R. Psicogênese e História das Ciências. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.