Conceitos de genética no ensino médio: Construção e análise de heredogramas da própria família por estudantes
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83466Palavras-chave:
Árvore genealógica, Biologia, Ensino-aprendizagem, Hereditariedade, Gregor MendelResumo
No Ensino Médio, no componente curricular de biologia, a maior parte dos conteúdos de genética estão relacionados a Genética Mendeliana, que de forma geral baseia-se em informações sobre a construção e análise de heredogramas. Heredograma é uma representação gráfica das relações de parentesco entre indivíduos de uma mesma família e, cada indivíduo é representado por um símbolo, que indica as características particulares e sua relação de parentesco com os demais. A partir da análise de heredogramas é possível identificar o tipo de herança genética e a probabilidade de um indivíduo apresentar uma característica ou uma doença hereditária. O objetivo desse trabalho foi construir, analisar e apresentar heredogramas da própria família por estudantes da 3ª série do Ensino Médio, para melhor compreensão de conceitos da hereditariedade. Esta atividade foi realizada, após os estudantes terem contato com os conteúdos sobre genética Mendeliana e, realizarem pesquisas de dados com seus familiares para construção de seu heredograma familiar. Em seguida, os estudantes fizeram a socialização do seu heredograma para a turma e professora e, coletivamente foram feitas análises dos aspectos da simbologia, estrutura da genealogia, indivíduos, gerações e heranças genéticas, que potencializaram a ampliação dos conhecimentos sobre hereditariedade. A construção de heredogramas familiares propiciou um ensino-aprendizado dos conceitos de genética contextualizado com relações cotidianas e informações de ciência/tecnologia e os métodos de pesquisa.
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