As Tecnologias Digitais em práticas criativas no Centro Municipal de Ensino a Distância de Anápolis CEADI
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83225Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Escola criativa, Ensino a distância., Interação., Planejamento.Resumo
Em resumo o artigo vem ressaltar o tema: As Tecnologias Digitais em práticas criativas no Centro Municipal de Ensino a Distância de Anápolis CEADI, conhecer as principais concepções da criatividade ampliar o debate sobre o uso e a mediação de aparatos Tecnológicos Digitais na Educação, compreender até que ponto seu fazer pedagógico contribui com novas dinâmicas no processo de construção de conhecimentos e de uma escola criativa tem o objetivo de preparar o aluno para a vida, amparando com uma educação ativa a consciência e os valores humanos. Criada por meio da Lei nº. 4.153 de 17/09/2021, o CEADI, Centro de Educação a Distância do Município de Anápolis, Professora Marisa Gonçalves Pereira, com o objetivo de levar as aulas ao vivo transmitidas em estúdios modernos e profissionais a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino do município. Na perspectiva de moram (2009), É dever do educador planejar e desenvolver a melhor maneira de adequar esta tecnologia aos seus métodos de ensino, cabendo ao docente o a aplicação da hipermídia. Portanto no ensino uma didática transdisciplinar, criada pela lógica da complexidade, implica o uso de métodos que trabalhem a integridade humana. De natureza estritamente qualitativa, a investigação utilizou a técnica da observação participante e iniciou com analise dos aportes teóricos de: Edgar Morin, Maria Cândida Moraes, Saturnino de la Torre, NÓVOA, LIBÂNEO, José Carlos; SANTOS, António, SUANNO, João Henrique., Marilza Vanessa Rosa Suanno, SABOTA, B. O. BAUMAN, Zygmunt.
Downloads
Referências
AMARAL, Ana Luiza Snoeck Neiva do. A constituição da aprendizagem criativa no processo de desenvolvimento da subjetividade. Brasília-DF: UnB, 2011. 250 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2011 . https://repositorio.unb.br/handle/10482/9584
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:
terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998, p.30 . http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf
CARNEIRO, M. A. B. Criatividade: potencial a ser desenvolvido em profissionais da educação infantil. In: SUANNO, M. V. R.; DITTRICH, M. G.; MAURA, M. A. P. (Org.). Resiliência, criatividade e inovação: potencialidades transdisciplinares na educação. Goiânia: UEG; América, 2013.
CUNHA, M. I. da. (Org.). Pedagogia universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais. Araraquara: Junqueira & Marin, 2006.
FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e prática da libertação: Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3ª ed.; São Paulo: Centauro, 2006.
MARTINEZ, Mitjáns Albertina. Criatividade, personalidade e educação. Campinas: Papirus, 1997.
MORAES, Maria Cândida. Didática transdisciplinar como expressão de uma fenomenologia complexa, Universidade Católica de Brasília. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN. Natal-RN, n.16, jan. /jun. de 2015. p. 186-213 ISSN 1982-1662.
MORAN, J. M., Novas tecnologias e mediação pedagógica, Coleção Papirus Educação, Editora Papirus, Campinas, 16. ed., 2009.
MORIN, Edgar, Os sete saberes necessários à educação do futuro / Edgar Morin; tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. – 2. ed. – São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
NICOLESCU, Basarab. Educação e transdisciplinaridade ll. Brasília: UNESCO, 2002.
PEDAGÓGICO, Projeto Político. Centro Municipal de Ensino a Distância Professora Marisa Gonçalves Pereira, 2022.
RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 4, p. 1906-1923, 2016E-ISSN: 1982-5587 DOI: http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.6636
SUANNO, João Henrique. Escola criativa e práticas pedagógicas: transdisciplinares e ecoformadoras. Universidade Católica de Brasília. Brasília, 2013.Escola criativa: o ser, suas aprendizagens, suas relações humanas e o desenvolvimento de valores. REVELLI – REVISTA DE EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E LITERATURA. ISSN: 1984-6576 – v. 6 n.2 Outubro 2014 p. 12-23 Inhumas/Goiás Brasil.
SUANNO, M. V. R.; DITTRICH, M. G.; MAURA, M. A. P. (Org.). Resiliência, criatividade e inovação: potencialidades transdisciplinares na educação. Goiânia: UEG; América, 2013.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ZWIEREWICZ, M. Formação docente transdisciplinar na metodologia dos projetos criativos ecoformadores – PCE. In: TORRE, S. de la et al. Formação docente e pesquisa interdisciplinar – criar e inovar com outra consciência. Blumenau: Nova Letra, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.