A matemática e a didática no curso de Pedagogia: algumas reflexões sobre a formação inicial de professores

Autores

  • Iracema Campos Cusati Doutora em Educação (USP), UPE Campus Petrolina
  • Neide Elisa Portes Santos Doutora em Educação (UFMG), FaE/UEMG
  • Raphael Campos Cusati Doutor em Agroquímica (UFV), Faculdade de Viçosa (FDV) e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20657

Resumo

O presente texto tem como objetivo refletir acerca do ensino da matemática no curso de Pedagogia e sua inter-relação com a didática na formação do Pedagogo. Parte-se do entendimento de que os saberes e conhecimentos trabalhados na licenciatura em Pedagogia são, ou deveriam ser, suficientes para fundamentar a prática docente do Pedagogo na ação de ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo busca deslindar como a matemática se apresenta na formação inicial do Pedagogo. Em busca de compreensão, questiona-se: Como ocorre o processo de profissionalização do pedagogo em face da base na docência, em especial, a Matemática? A partir do suposto de que a formação inicial em Pedagogia deve se alicerçar em uma sólida base de conhecimentos teóricos e práticos, buscou-se aprofundar a investigação sobre os conhecimentos necessários aos docentes para sua prática profissional. A pesquisa bibliográfica fundamentou-se em investigações realizadas por diversos pesquisadores na área, dentre eles Bromme (1994) e Shulman (1987; 1996). A pesquisa revela que os conhecimentos didáticos e pedagógicos presentes na formação inicial dos docentes precisam contribuir para uma postura reflexiva sobre a própria prática, além da experimentação de diferentes estratégias de ensino. Com isso, espera-se que o professor possa desenvolver uma atuação docente mais consciente, reflexiva e eficaz com condições de trabalho condizentes. Os resultados apontam que a formação inicial do pedagogo deve contemplar a prática pedagógica supervisionada, em que o professor em formação possa experimentar diferentes estratégias de ensino e avaliá-las à luz de referenciais didáticos adotados, para que se efetive uma prática qualificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BROMME, Rainer. Beyond subject matter: A psychological topology of teachers’ professional knowledge. In: R. Biehler, R. Scholz, R. Sträßer & B. Winkelmann (Eds.). Didactics of mathematics as a scientific discipline. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1994, p.73-88.

CURI, Edda. Formação de professores polivalentes: uma análise dos conhecimentos para ensinar matemática e das crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. Tese de Doutorado. PUC/SP. São Paulo, 2004.

DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores: Os desafios da aprendizagem permanente. Porto Editora. Porto-Portugal, 1999.

D´AMBRÓSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. 3. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1986.

ESPÍNDOLA, Elisangela Bastos de Melo. A Profissão Docente em Matemática no Brasil. XII CIAEM-ISCME, Recife, Brasil, 2011.

FIORENTINI, Dario & LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3ª. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

FIORENTINI, Dario, et al. Formação de Professores que ensinam matemática: um balanço de 25 anos da pesquisa brasileira. Educação em Revista. Dossiê: Educação Matemática, Belo Horizonte, UFMG, n. 36, p. 137-60, 2002.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e Prática Docente. 1a.ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá.; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo. Politicas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v.31, n.113, p.1355-1379, out/dez, 2010.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Unesco Representação no Brasil, 2009a.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: UNESCO, 2009b. (Relatório de pesquisa).

GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. & Soc., v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. Campinas, 2010. Disponível em:

˂http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf˃. Acesso em 29 mai. 2023.

GATTI, Bernardete Angelina. Professores do Brasil: novos cenários de formação / Bernardete Angelina Gatti, Elba Siqueira de Sá Barretto, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André e Patrícia Cristina Albieri de Almeida. – Brasília: UNESCO, 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educar, Curitiba, n. 24, p. 113-147, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, Selma G.; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil – gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

LIMA, Hilda Ciriaco. Pesquisas acadêmicas brasileiras sobre a formação continuada do professor de matemática: Um enfoque nas práticas formativas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, 2018, Sorocaba.

MARCELO GARCIA, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: Passado e futuro. SÍSIFO-Revista de Ciências da Educação, n 8, p. 7-22. Lisboa-Portugal, 2009.

MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de professores: Para uma mudança educativa. Porto Editora. Portugal, 1999.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez. - jul. 2005-2006. Disponível em: http://www.pucsp.br/ecurriculum. Acesso em: 26/05/2023.

MORAES, Francisco Ronald Feitosa; BARGUIL, Paulo Meireles. A formação do professor de matemática: contribuições do Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Regional do Cariri – URCA. In: ANDRADE, Francisco Ari; CHAVES, Flávio Muniz; ROCHA, Luzianny Borges (Orgs.). Educação Brasileira: cenários e versões. Curitiba: CRV, 2015. p. 133-143.

MOREIRA, Plínio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela Moreira. O conhecimento matemático do professor: formação e prática docente na escola básica. Revista Brasileira de Educação, n. 28, p. 50-62, 2005.

MOREIRA, Plinio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela Martins Soares. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente na escola. 2° ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2010.

NÓVOA, António. O passado e o Presente dos professores. p. 13-34. In: NÓVOA, António. Profissão Professor. 2 ed. Porto: Porto Editora, 1999.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Desenvolvimento profissional dos professores. In: FORMOSINHO, J. (Coord.). Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Portugal: Porto Editora, 2009. p. 221-284.

PONTE, João Pedro da. Formação do professor de matemática: Perspectivas Atuais. In book: Práticas profissionais dos professores de Matemática (p.351-368). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2014.

RIBEIRO, Marcos Vinicius Pereira; KAWLEK, Veronice Maria. Prática pedagógica e o ensino da matemática: um estudo de caso a partir da Escola Estadual Monteiro Lobato de Dois Vizinhos-PR. In: II ENLIC SUL; II PIBID/SUL; II Seminário Institucional PIBID/UNISINOS, 2017, São Leopoldo, RS. Anais do II ENLICSUL; II Seminário Institucional PIBID/UNISINOS. p. 1-7. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2017.

RICHIT, Adriana; PONTE, João Pedro da. Conhecimentos profissionais evidenciados em estudos de aula na perspectiva de professores participantes. EDUR: Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 36, p. 1-29, 2020.

SANTOS, Edlauva Oliveira dos; KALHIL, Josefina Barrera; GHEDIN, Evandro. A formação matemática no curso de Pedagogia: o que revelam as matrizes curriculares? Revista REAMEC, Cuiabá – MT, n.03, dez/2015. ISSN: 2318 – 6674. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5304 Acesso em 01 jun. 2023

SAVIANI, D. Formação de Professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. v. 14 n. 40. jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf. Acessado em 27 abr. 2023.

SHULMAN, L. Just in case: reflections on learning from experience. In: COLBERT, J., TRIMBLE, K., AND DESBERG, P. Ed. The case for education: contemporary approaches for using case methods. Needham Heights, Massachusetts: Allyn & Bacon, 1996, p. 197-217.

SHULMAN, Lee. Knowledge and Teaching: foundations of the new reform. Harvard Educ Review [Internet]. 1987. Feb; 57(1):1-21.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VICENTINI, Paula Perin e LUGLI, Rosario Genta. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo, SP: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado

07.08.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro