Ensaio sobre o ensino de Física: como se desenvolve a prática do ensino de Física no ensino fundamental

Autores

  • Paloma Martins Lima Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba
  • Michael Víctor Ferreira de Sousa Graduando do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Campina Grande, Patos, Paraíba
  • Geysianne dos Santos Silva Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Campina Grande, Patos, Paraíba
  • Elzenir Pereira de Oliveira Almeida Doutora em Ciências da Saúde, professor da Universidade Federal de Campina Grande, Patos, Paraíba
  • Edevaldo da Silva Doutor em Química, professor da Universidade Federal de Campina Grande, Patos, Paraíba.

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83400

Resumo

Se compararmos o ensino de física hoje com o de alguns anos atrás, veremos o quanto ela evoluiu ao longo do tempo. Entretanto, hoje vemos que as dificuldades ainda são existentes, principalmente quando está relacionada ao ensino de física no fundamental. Essas dificuldades se apresentam nas diversas formas, como na falta da implementação de didática nas salas de aula, falta de diálogos que expandem os conhecimentos, a falta de capacitação para professores, que muitas vezes se faz presente devido a pouca familiaridade com os conteúdos de física durante a docência, entre outros. Dessa forma, nota-se o quanto ainda há uma carência de melhorias no ensino de física e o quanto essa carência afeta a qualidade de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bezerra, D. P., Gomes, E. C. S., Melo, E. S. N., & Souza, T. C. (2011). A evolução do ensino da física – perspectiva docente. Scientia Plena, 5(9).

CONSTANTIN JÚNIOR, Bruno Felix. A Física no Ensino Fundamental: onde estamos? 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra S/A, 2002. 54 p. Disponível em: Pedagogia da Autonomia (apeoesp.org.br) Acesso em: 23 ago. 2022.

LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. DIFICULDADES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO ENSINO DA ASTRONOMIA. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, [S.L.], n. 2, p. 75-91, 1 dez. 2005. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA.

MARANDINO, Martha. A prática de ensino nas licenciaturas e a pesquisa em ensino de ciências. 2003. 20 v. Tese (Doutorado) - Curso de Física, Usp- São Paulo, São Paulo, 2003.

MOREIRA, Marco Antonio. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, [S.L.], v. 43, n. 1, p. 1-17, 2021.

PEREIRA, Ricardo Francisco; FUSINATO, Polônia Altoé; NEVES, Marcos Cesar

Danhoni. Desenvolvendo um jogo de tabuleiro para o ensino de física. Anais do VII ENPEC, p. 1-12, 2009.

PAGANOTTI, Arilson; DICKMAN, Adriana Gomes. Caracterizando o professor de ciências: quem ensina tópicos de física no ensino fundamental. Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências-VIII ENPEC e I CIEC, 2011.

Downloads

Publicado

06.02.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>