Desafios e estratégias transdisciplinares no ensino de Física

Autores

  • Alcina da Conceição Moreira Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba
  • Bruna Lima de Araújo Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba
  • Julianna Gadelha Almeida Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Campina Grande, Patos, Paraíba
  • Kawan de Andrade Medeiros
  • Edevaldo da Silva Doutor em Química, professor da Universidade Federal de Campina Grande, Patos, Paraíba.

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83401

Palavras-chave:

Educação, Ciências exatas, Aprendizagem

Resumo

É perceptível que a temática educação vem carregada com diversos preconceitos, principalmente na área de exatas, como a Física. Por conseguinte, esse estudo tem como objetivo principal discutir sobre as dificuldades e os desafios que existem em torno do ensino de Física no âmbito escolar, como forma de incentivar algumas mudanças na sua forma de ser aplicada e mais estratégias de exercícios transdisciplinares e práticos. Trata-se de um estudo descritivo, por meio de revisão bibliográfica de literatura específica sobre os desafios da transdisciplinaridade no ensino de Física. Foi percebida a necessidade de implantar novas metodologias, que venham a ser estudadas para a aplicação didática da disciplina com o intuito de motivar os estudantes acerca das aulas de Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AQUINO, Adriana Duarte Borges; SANTOS, Jôse Augusta Barbosa dos; OLIVEIRA, Laura Aparecida Gomes; ALVES, Keila das Dores; COELHO, Ana Luíza Ferreira. A motivação em sala de aula e o processo de aprendizagem. In: FÓRUM DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS, 8., 2014, Montes Claros. Anais: Unimontes, 2014.

BARBOSA, Felipe Araújo; MACHADO, Cassiana Barreto Hygino; JUNIOR, Edmundo Rodrigues; LINHARES, Marília Paixão. Abordagem “Ciência, Tecnologia e Sociedade”(CTS) no ensino de Física: uma proposta na formação inicial de professores. Ensino & Pesquisa, v. 15, n. 1, 2017.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei n°. 13.005, de 25 de julho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 2014.

COELHO, Luana; PISONI, Silene. Vygotsky: sua teoria e a influência na educação. Revista e-PED, v. 2, n. 1, p. 144-152, 2012.

COSTA, Luciano; BARROS, Marcelo. O ensino da Física no Brasil: problemas e desafios. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curitiba. Anais: PUCPRess - Editora Universitária Champagnat, 2015. p. 10980 - 10989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 68. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

MAGALHÃES, Lígia Karam Corrêa de; AZEVEDO, Leny Cristina Soares Souza. Formação continuada e suas implicações: entre a lei e o trabalho docente. Cadernos Cedes, v. 35, p. 15-36, 2015.

MIGUEZ, Bruno Silva Rodriguez. Metodologia do ensino de física. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, p.18-19, 2017. ISBN 978-85-8482-908-8.

MOREIRA, Marco Antonio. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 43, suppl. 1, e20200451, out, 2021.

MOREIRA, Marco Antonio. Grandes desafios para o ensino da física na educação contemporânea. Revista do Professor de Física, v. 1, n. 1, 2017.

PORTO, O. Bases da psicopedagogia: diagnóstico e intervenção nos problemas de aprendizagem, 3.ed. Rio de Janeiro: Wak, 2007. Edição Kindle.

SCHOSSLER, Angélica; DULLIUS, Maria Madalena. Tendências para o ensino de ciências exatas.

SILVA, Marco Aurélio da. Física – estratégias de ensino-aprendizagem. Brasil escola, 2015.

SILVA, Patrick Oliveira da; KRAJEWSKI, Larissa Lima; LOPES, Hewdy de Sousa; NASCIMENTO, Douglas Oliveira do. Os desafios no ensino e aprendizagem da física no ensino médio. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente. v.9, n.1, 2018.

TARTUCE, Gisela Lobo B. P.; NUNES, Marina M. R. ; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri De. Alunos do ensino médio e atratividade da carreira docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 140, 2010.

TENENTE, Luiza. 40% dos professores de ensino médio não são formados na disciplina que ensinam aos alunos. Globo Notícias, G1, 09 fev. 2020.

TORRE, J. C. Apresentação: a motivação para a aprendizagem. In: TAPIA, J. A.; FITA, E. C. A motivação em sala de aula: o que é, como se faz. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1999. Edição Kindle.

Downloads

Publicado

06.02.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)