Formação continuada de educadores do Ensino Superior: caminho para a democratização da educação

Autores

  • Ívila Lorrine de Castro Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal (PPGCSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Patos, Paraíba, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6728-1634
  • Jéssica Monteiro Queiroz de Medeiros Residência Multiprofissional em saúde e Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal (PPGCSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Patos, Paraíba, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7234-9840
  • José Diniz de Souto Sobrinho Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal (PPGCSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Patos, Paraíba, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8516-2994
  • Alana Candeia de Mélo Pró-Reitora Acadêmica e Pesquisadora Institucional no Centro Universitário de Patos (UNIFIP), Patos, Paraíba, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5849-9850
  • Edilene Araújo dos Santos Professora dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras, Educação Física e Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário de Patos (UNIFIP). Coordenadora da CPA Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da referida instituição https://orcid.org/0009-0009-5310-363X
  • Edevaldo da Silva Professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Professor de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB/PRODEMA). https://orcid.org/0000-0002-8245-3438

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83154

Palavras-chave:

Ensino, Educação, Pedagogia

Resumo

A educação torna-se um instrumento essencial para a preservação de valores humanos, conhecimentos científicos que permitam a transformação e os avanços da sociedade. Propõe-se abordar a formação de professores como questão social necessária, identificando sinais de ruptura, valores e práticas nas dinâmicas sociais. As discussões perpassam pela análise histórica do interesse pela formação docente e das políticas públicas elaboradas para promover mudanças no sistema educativo, com destaque para a inserção de empresas privadas no financiamento dessas reformas. É destacada a importância da associação das políticas educativas com as tendências e às propostas de inovação para elaborar estratégias didático-pedagógicas que facilitem a inserção das tecnologias no cotidiano escolar. A partir dos anos 1990, ocorreram reformas educacionais na América Latina com base em um novo modelo de organização e gestão da educação pública, que incluía a focalização, a descentralização, a privatização e a desregulamentação. No Brasil, as reformas ocorreram de forma vertical, com destaque para a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Também é enfatizada a importância do aprofundamento teórico para uma prática de ensino mais consistente e inclusiva, além de uma conscientização sobre a necessidade de promover um processo de globalização que não esteja associado à miséria, exclusão e analfabetismo. A formação docente é um tema de grande interesse na maioria dos países como uma forma de promover o crescimento econômico e construir um sistema educacional de qualidade.

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Publicado

06.04.2023

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