Educação ambiental em escolas dos anos iniciais: um diálogo com o método escoteiro

Autores

  • Vitória Nascimento Estudante do curso de Pedagogia na Universidade Estadual de Londrina
  • Andréa Haddad Barbosa Doutora em Educação, professora da Universidade Estadual de Londrina-PR, Curso de Pedagogia

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83540

Palavras-chave:

Natureza, Ensino fundamental, Escotismo, Aprender fazendo

Resumo

A Educação Ambiental é um componente obrigatório e essencial em todas as etapas e modalidade de ensino no Brasil. Não há como negar a importância de se trabalhar com esse tema desde a infância, e há diferentes formas e abordagens no trato desse conteúdo. O presente texto busca apresentar alguns pilares do método escoteiro como uma possibilidade para o trabalho com a Educação Ambiental nas escolas, entre eles estão a conexão com a natureza e o aprender fazendo. Nessa linha de raciocínio, buscamos uma aproximação com alguns dos ideais defendidos por Dewey. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa e exploratória. Esta pesquisa apresenta, brevemente, o que é o método escoteiro, os pilares que sustentam o escotismo e um possível diálogo com Dewey. Para contextualizar a Educação Ambiental nas escolas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizamos um mapeamento em pesquisas. Por fim, buscamos refletir sobre a possibilidade de contribuição do método escoteiro para uma Educação Ambiental, no ambiente escolar, que promova maior conexão das crianças com a natureza. Os resultados apontam fragilidades na Educação Ambiental proposta pelas escolas e possibilidades do uso de alguns dos pilares do método no contexto escolar como uma forma de tornar os temas ambientais com mais sentido, significado e próximo da realidade cotidiana das crianças.

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Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro