A relação entre sociedade e educação no sistema capitalista: aportes teórico-metodológicos das teorias pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.20666Palavras-chave:
Sociedade de classes, Pedagogia, Educação escolar, Teorias não-críticas, Teorias Crítico-ReprodutivistasResumo
O artigo tem por objetivo analisar a relação entre educação e sociedade no capitalismo, com base nas teorias pedagógicas. O texto socializa discussões realizadas pelo Grupo de Estudos História, Educação e Pedagogia Brasileira (GEHEPB), está organizado em três partes: a primeira analisa a relação entre a sociedade e a educação, a segunda trata das teorias não-críticas e a terceira aborda as teorias crítico-reprodutivistas e elucida distintas vertentes da teoria pedagógica e suas características no capitalismo. A metodologia, de natureza bibliográfica e empírica, com base na perspectiva crítica-dialética de leituras dos autores: Althusser (2008), Bourdieu; Passeron (2014), Baudelot; Establet (1971), Marx (2017; 2007), Saviani (2013; 2021), Tonet (2005) e discussões desenvolvidas por professoras e pesquisadores da Educação Básica e do Ensino Superior. A coleta de dados foi realizada durante os encontros virtuais do grupo referido, partindo do debate das questões sobre os fundamentos da educação, da formação de professores e pedagogos brasileiros e da relação teoria-prática na atuação docente presente nas diferentes pedagogias e teorias educacionais. Dentre os resultados apresentados no estudo contemplamos formulações, cuja análise do complexo da educação, considera a concreticidade das relações socioeconômicas e as manifestações históricas de ideias educacionais e pedagógicas voltadas para o processo de transformação social.
Downloads
Referências
ALTHUSSER, Louis. Ideologias e aparelhos ideológicos de Estado in: Sobre a reprodução. tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
ARAÚJO, Maria Núbia de. GONÇALVES, Ruth Maria de Paula. RABELO, Josefa Jackline, SANTOS, Marismênia Nogueira dos. A destruição do curso de pedagogia no brasil frente às determinações do capital. In: Anais do Seminário Nacional de Pedagogia. João Pessoa (PB) UFPB, 2023. Disponível em: . Acesso em: 19 jun. 2023.
ARAÚJO, Maria Núbia de. Fundamentos históricos e filosóficos do Curso de Pedagogia no Brasil e as implicações para a formação docente. [recurso eletrônico] 164f. Dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2017. Disponível em: <https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=83039> Acesso em: 19 jun. 2023.
BAUDELOT, Christian; ESTABLET, Roger. L'École Capitaliste en France. Paris, François Maspero, 1971.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução de Reynaldo Bairão; revisão de Pedro Benjamin Garcia e Ana Maria Baeta. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em:< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf.> Acesso em: 24 maio. 2023.
LOMBARDI, José Claudinei e SAVIANI, Dermeval. (Organizadores). Marxismo e Educação: debates contemporâneos. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados. HISTEDBR, 2008.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. Tradução de Rubens Enderle. 2ª edição. São Paulo: Boitempo, 2017.
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. A ideologia Alemã. Tradução de Rubens Enderle, Nélio Schneider, Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007. 604 p.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. (Mundo do trabalho).
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 44ª ed. revista. Campinas, SP: Autores associados, 2021. (Coleção educação contemporânea). 108 p.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11 ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013. (Coleção educação contemporânea). 137 p.
TONET, Ivo. Educação, cidadania e emancipação humana. Ijuí: ed. Unijuí, 2005. 256 p. (Coleção fronteiras da educação).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.