Formação continuada de educadores do Ensino Superior: caminho para a democratização da educação
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83154Palavras-chave:
Ensino, Educação, PedagogiaResumo
A educação torna-se um instrumento essencial para a preservação de valores humanos, conhecimentos científicos que permitam a transformação e os avanços da sociedade. Propõe-se abordar a formação de professores como questão social necessária, identificando sinais de ruptura, valores e práticas nas dinâmicas sociais. As discussões perpassam pela análise histórica do interesse pela formação docente e das políticas públicas elaboradas para promover mudanças no sistema educativo, com destaque para a inserção de empresas privadas no financiamento dessas reformas. É destacada a importância da associação das políticas educativas com as tendências e às propostas de inovação para elaborar estratégias didático-pedagógicas que facilitem a inserção das tecnologias no cotidiano escolar. A partir dos anos 1990, ocorreram reformas educacionais na América Latina com base em um novo modelo de organização e gestão da educação pública, que incluía a focalização, a descentralização, a privatização e a desregulamentação. No Brasil, as reformas ocorreram de forma vertical, com destaque para a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Também é enfatizada a importância do aprofundamento teórico para uma prática de ensino mais consistente e inclusiva, além de uma conscientização sobre a necessidade de promover um processo de globalização que não esteja associado à miséria, exclusão e analfabetismo. A formação docente é um tema de grande interesse na maioria dos países como uma forma de promover o crescimento econômico e construir um sistema educacional de qualidade.
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