Lições fora da sala de aula: algumas possibilidades de aprendizado junto à natureza

Autores

  • Andréa Haddad Barbosa Doutora em Educação, professora da Universidade Estadual de Londrina-PR, integrante do Laboratório dos Anos Iniciais (LAI)
  • Loamy Magri Chalupa Graduanda em Pedagogia,Universidade Estadual de Londrina. Iintegrante do LAI
  • Gabrielly Banzato do Nascimento Graduanda em Pedagogia, Universidade Estadual de Londrina. Integrante do LAI
  • Jaqueline Sgarbossa de Carvalho professora

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83097

Palavras-chave:

Anos Iniciais do Ensino Fundamental;, Educação Ambiental

Resumo

Este texto busca traçar algumas reflexões sobre a importância de viver em espaços naturais e de conectar-se a eles. Além disso, compartilhar as análises de um conjunto de oficinas que foram oportunizadas a crianças do segundo ano do Ensino Fundamental, em uma instituição municipal de Londrina. O objetivo foi o de promover atividades em contato com a natureza presente na própria escola e em seu entorno e, a partir disso, promover um trabalho interdisciplinar envolvendo as áreas de Ciências, Artes e Língua Portuguesa e, transdisciplinarmente, a Educação Ambiental. Em decorrência desses encontros, a proposta era observar e analisar o comportamento infantil e a sua relação com os conteúdos escolares. O olhar em relação aos encontros/oficinas partiu do entendimento de que a escola é um lugar essencial para promover a conexão da criança com os espaços livres e a natureza que a circunda, pois o contexto sociofamiliar, muitas vezes, não favorece essa conexão de forma mais qualitativa. Como resultados, pudemos perceber o engajamento das crianças nas atividades propostas e o interesse delas aos temas ligados ao ambiente natural e, consequentemente, aos conteúdos e atividades escolares, que passaram a ter mais sentido e significado para elas.

 

 

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Referências

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Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro