Formação e Prática Docente: Um estudo com egressos de cursos de Metodologia do Ensino Superior de São Luís, Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.2003Palavras-chave:
Ensino, Educação, PedagogiaResumo
O presente estudo analisa a formação de professores e as repercussões dessa formação na prática profissional de egressos de cursos de Metodologia do Ensino Superior em duas Instituições de Ensino Superior na cidade de São Luís no Maranhão. Para isso, procuramos inicialmente fazer um breve resgate histórico sobre a formação de professores no Brasil. Em seguida, analisamos os fundamentos teórico-metodológicos norteadores da formação de professores. Adotamos uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa empírica com apoio teórico encontrado em estudo de pesquisadores como Severino (2002), Lakatos e Marconi (2002), entre outros. Tivemos como campo empírico da investigação duas Instituições de Ensino Superior, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Centro de Avaliação e Pesquisa Educacional do Maranhão (CAPEM), bem como sujeitos os egressos do ano de 2010 de Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior dessas instituições. Para a investigação do objeto de estudo buscou-se apoio teórico em Silva Junior e Sguissardi (2001), Mancebo e Fávero (2004), Nascimento e Melo (2009), Cabral Neto, Nascimento e Chaves (2011), Coutinho (2011), entre outros, no que concerne à Educação Superior. Em Nóvoa (1995), Anastasiou e Pimenta (2002), Masetto (2003), Carnoy (2004), Libâneo (2008), Scarpato (2008), Gil (2008), Gatti (2009), Severino et al. (2011), Tardif (2011), Maciel e Shigunove Neto (2011), Tardif e Lessard (2011), no que se refere à Formação de Professores, além da contribuição de outros estudiosos importantes deste contexto. Os estudos bibliográficos e documentais subsidiam a análise dos dados coletados por meio de instrumentos metodológicos, como questionários e entrevistas que foram aplicados aos egressos e entrevistas com gestores e professores dos cursos. Como tratamento dos dados coletados, far-se-á análises dos mesmos como intuito de verificar as repercussões da formação de professores por meio daqueles cursos na prática pedagógica dos egressos.
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