Formação e Prática Docente: Um estudo com egressos de cursos de Metodologia do Ensino Superior de São Luís, Maranhão

Autores

  • Editorial Licuri
  • Ozana Lins Siqueira Almeida

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.2003

Palavras-chave:

Ensino, Educação, Pedagogia

Resumo

O presente estudo analisa a formação de professores e as repercussões dessa formação na prática profissional de egressos de cursos de Metodologia do Ensino Superior em duas Instituições de Ensino Superior na cidade de São Luís no Maranhão. Para isso, procuramos inicialmente fazer um breve resgate histórico sobre a formação de professores no Brasil. Em seguida, analisamos os  fundamentos teórico-metodológicos norteadores da formação de professores.  Adotamos uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa empírica com apoio teórico encontrado em estudo de pesquisadores como Severino (2002), Lakatos e Marconi (2002), entre outros. Tivemos como campo empírico da investigação duas Instituições de Ensino Superior, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Centro de Avaliação e Pesquisa Educacional do Maranhão (CAPEM), bem como sujeitos os egressos do ano de 2010 de Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior dessas instituições. Para a investigação do objeto de estudo buscou-se apoio teórico em Silva Junior e Sguissardi (2001), Mancebo e Fávero (2004), Nascimento e Melo (2009), Cabral Neto, Nascimento e Chaves (2011), Coutinho (2011), entre outros, no que concerne à Educação Superior. Em Nóvoa (1995), Anastasiou e Pimenta (2002), Masetto (2003), Carnoy (2004), Libâneo (2008), Scarpato (2008), Gil (2008), Gatti (2009), Severino et al. (2011), Tardif (2011), Maciel e Shigunove Neto (2011), Tardif e Lessard (2011), no que se refere à Formação de Professores, além da contribuição de outros estudiosos importantes deste contexto. Os estudos bibliográficos e documentais subsidiam a análise dos dados coletados por meio de instrumentos metodológicos, como questionários e entrevistas que foram aplicados aos egressos e entrevistas com gestores e professores dos cursos. Como tratamento dos dados coletados, far-se-á análises dos mesmos como intuito de verificar as repercussões da formação de professores por meio daqueles cursos na prática pedagógica dos egressos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças C.; PIMENTA, Selma Garrido. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

ALMEIDA, J. R. P. de. Instrução pública no Brasil (1500-1889): história e legislação. 2.ed. São Paulo: EDUC/INEP/MEC, 2000.

BARBOSA, Dalila Maria de Meirelles et al. Análise do perfil dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Medicina (Radiologia) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.rb.org.br/ imprimir.asp?id=837>. Acesso em: 9 mar. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Nº9394. Brasília, 1996.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020. Brasília, DF: CAPES, 2010.

BRZESINSKI, Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca e movimentos. Campinas: Papirus, 1996.

BRASIL. LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez, 1997.

BUENO, Maria Sylvia Simões. As políticas brasileiras atuais para a educação básica e a onda neoliberal. IN: GHIRALDELLI Jr., Paulo (org.). Infância, educação e neoliberalismo. São Paulo: Cortez, 1996, p.57-73.

CABRAL NETO, Antônio; RODRIGUES, Jorge. Pontos e cotrapontos da política educacional: uma leitura contextualizada de iniciativas governamentais, Brasília: Liber, 2007.

CABRAL NETO, Antonio; CHAVES, Vera Lúcia Jacob; NASCIMENTO, Ilma Vieira (org.) Políticas para a educação superior no Brasil: velhos temas e novos desafios. São Paulo: Xamã, 2009.

___. Política de expansão da educação superior no Brasil: democratização às avessas. São Paulo: Xamã, 2011.

COSTANZE, Bueno Advogados. Organizações internacionais. Disponível em:<http://buenoecostanze.adv.br/index. php?option=com>. Acesso em: 05 nov. 2011.

COUTINHO, Adelaide Ferreira (org.). Reflexões sobre políticas educacionais no Brasil: consensos e dissensos sobre a educação pública. São Luís: EDUFMA, 2009.

COUTINHO, Adelaide Ferreira (org.). Sobre Políticas educacionais no Brasil: interpretações acerca das lutas, conquistas e os desafios para a educação no século XXI. São Luís: EDUFMA, 2009.

CUNHA, Luís Antonio. Política educacional no Brasil: a profissionalização do ensino médio. Rio de Janeiro: Eldorado, 1977. 197 p.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília, DF, MEC /UNESCO, 2000. 288p.

DOURADO, Luís Fernando (org.) Financiamento da educação básica. São Paulo: Cortez, 1999.

EDUCAÇÃO & SOCIEDADE. Formação de profissionais da educação: políticas e tendências. CEDES, n. 69, 1999.

EM ABERTO. Balanço da atual política educacional e fragmentação das ações educativas: iniciando a discussão. MEC/INEP, jul. 1992.

EYNG. Ana Maria; GISI, Maria Lourdes. Políticas e gestão da educação superior: desafios e perspectivas. Rio Grande do Sul: Ed. Unijuí, 2001.

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUIS. Comissão Própria de Avaliação. Relatório da Pesquisa de Perfil do Aluno Egresso. Jabocaticabal, 2012.

FÁVERO, Osmar (org.) Educação nas constituintes brasileiras 1823-1988. Campinas, SP: Autores Associados, 1996. 302p.

FELLI, Vanda Elisa Andres et al. Perfil de egressos da pós graduação stricto sensu na área de gerenciamento em enfermagem da EEUSP. Rev. Esc. Enferm USP, 2011, n. 45 (esp.), p. 1566-73.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 2001.

GATTI. Bernardete Angelina. Formação de professores: condições e problemas atuais. IN: Revista Brasileira de Formação de Professores – RBFP, ISSN 1984-5332 - v. 1, n. 1, p.90-102, Maio, 2009.

GATTI. Bernardete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. IN: Revista Educação e Sociedade. Campinas, v. 31, n. 113, p.135-139, out dez 2010.

GIL, Antonio Carlos. Didática no ensino superior. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4. ed. 3. reimpr. São Paulo: Atlas, 2007.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração e interpretação dos dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

CENSO do INEP aponta queda nas matriculas no ensino superior público. Disponível em: <http://novohamburgo.org/site/not>. Acesso em: 15 abr. 2012.

LIBÂNEO, Jose Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2008.

LIMA, Francisca das chagas Silva. Mudanças no mundo do trabalho, alterações na formação do trabalhador: qualificações versus competência. IN: NASCIMENTO, Ilma Vieira do;MELO, Maria Alice; DIAS, Ana Maria Ióro (org). Políticas de pós-graduação: projetos institucionais de formação de pesquisadores. São Luís: EDUFMA e EDUPI, 2009.

MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MEC. Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php? option=co. Acesso em: 10 jun. 2012.

MENDES, Regina Ferraz et al. Percepção sobre o curso e perfil dos egressos do Programa de Mestrado em Ciências e Saúde da UFPI. RBPG. Brasília, v. 7, n. 12, p. 82-101, jul. 2010.

MINAYO, Maria Cecília de S. (Org), DESLANDES, Suely Ferreira; NETO, Otávio C.; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. São Paulo: Papirus, 1997.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

NASCIMENTO, Ilma Vieira do; MELO, Maria Alice. Política de pós-graduação: projetos institucionais de formação de pesquisadores. São Luís: EDUFMA e EDUFPI, 2009.

NETO, Júlio M. dos Santos. A eficácia da didática do ensino superior. Disponível em:<http://www.meuartigo.brasilescola.com/educacao/a-eficacia-didatica-ensino-superior.htm>. Acesso em: 28 out. 2010.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Educação e política no Brasil de hoje. São Paulo: Cortez, 1994.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Revista Educ. Soc. v. 25, n. 89, Campinas, set./dez. 2004.

PAQUAY, Léopold et al. Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? 2. ed.rev. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PERRENOUD, Philippe. Dez competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

PLANO Nacional de Educação. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/sobre-a-capes/plano-nacional-de-pos-graduacao/pnpgs-anteriores>. Acesso em: 04 maio 2012.

PRETI, Oreste. Autonomia do aprendiz na educação à distância: significados e dimensões. In: PRETI, Oreste. (Org.). Educação à distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE – UFMT; Brasília: Plano, 2000.

PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na formação de professores: unidade teoria e prática?. São Paulo: Editora Cortez, 1995.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2005.

SANT’ANNA, Ilesa Martins. Por que avaliar? Como avaliar?: critérios e instrumentos. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

SAVIANI, Dermeval. Da LDB ao novo Plano Nacional de Educação. São Paulo: Autores Associados, 1998.

SAVIANI, Dermeval. Política e educação no Brasil. São Paulo: Cortez, 1987.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2002.

SEVERINO, Francisca Eleodora Santos. (org.). Ética e formação de professores: política, responsabilidade e autoridade em questão. São Paulo: Cortez, 2011.

SILVA JUNIOR, João dos Reis; SQUISSARD, Valdemar. Novas faces da educação superior no Brasil. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2001.

SILVA, João marcos. Fundo Monetário Internacional. Disponível em: . Acesso em: 2 nov. 2011.

SIMONS, Udo. REUNI. Revista de educação superior. 10, n. 116, 2008. p. 28-31.

SQUISSARD, Valdemar. Universidade brasileira no século XXI: desafios do presente São Paulo: Cortez, 2009.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Revista Educ. Soc. v. 21, n. 73, Campinas, dez. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?%20script=sci>. Acesso em: 10 jan. 2012.

Downloads

Publicado

29.05.2023

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)