Educação antirracista e a literatura infanto-juvenil afro contemporânea no ensino fundamental

Autores

  • Cíntia Maria Batiston Loureiro Graduanda em Pedagogia, Universidade Virtual do Estado de São Paulo
  • Fernanda Alves Queirós Graduanda em Pedagogia, Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Bacharel em Marketing, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto.
  • Gustavo Perez Zampieri Bacharel em Direito, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista, campus Franca. Graduando em Pedagogia, Universidade Virtual do Estado de São Paulo.
  • Leandro Magri Bernardes Bacharel e Licenciatura em Ciências Sociais. Graduando em Pedagogia, Universidade Virtual do Estado de São Paulo.
  • Michele Aparecida dos Santos Fattori Bacharel em Administração. Graduanda em Pedagogia, Universidade Virtual do Estado de São Paulo.
  • Thiago Saraiva Tostes Professor-Tutor da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Metropolitana Ribeirão Preto
  • Washington de Paula e Silva Mestrando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (PPGAC/UFU)

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83402

Palavras-chave:

Anos Iniciais, Diversidade Racial, Cultura Africana e Afro-brasileira, Protagonismo Negro, Racismo Estrutural

Resumo

No Brasil, o racismo configura-se como uma grande problemática, desde a colonização europeia e a instauração da escravidão, ainda presente até os dias atuais, se consolidando de forma estrutural. Considerando que a educação pode ser uma das ferramentas para o combate ao racismo, por meio dela valores são construídos e desenvolvidos desde os anos iniciais de formação escolar. Este estudo tem como objetivo investigar de que forma a literatura infanto-juvenil afro contemporânea, inserida nos anos iniciais do ensino fundamental, pode contribuir para a promoção de uma educação antirracista. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e revisão literária, o grupo analisou qualitativamente a contribuição de três obras da área: “Minha Mãe É Negra Sim”, livro paradidático que trabalha sobre o tema da formação da autoestima; “Ei, Você! – Um Livro sobre Crescer com Orgulho de Ser Negro”, o autor destaca como o empoderamento poderá ajudar a criança negra a ser protagonista de sua vida, mesmo diante de uma sociedade desigual; e “O Que Há da África em Nós?”, indicado para os anos iniciais do ensino fundamental, que traz reflexões acerca do processo de colonização portuguesa. A partir das análises, concluiu-se que é importante, para as crianças brancas e negras, que livros com representação de personagens negros e abordagem sobre a cultura africana e afro-brasileira façam parte de sua formação, já que ressignificam as diferenças raciais, valores e estereótipos são contestados, o imaginário é reconstruído, além de valorizar o amor-próprio e a identidade das crianças negras.

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Biografia do Autor

Thiago Saraiva Tostes, Professor-Tutor da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Metropolitana Ribeirão Preto

 

 

 

 

Washington de Paula e Silva, Mestrando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (PPGAC/UFU)

Bacharel em Artes Cênicas. Mestrando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (PPGAC-UFU). 

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Publicado

06.02.2023