História da formação de professores no Brasil e as determinações do capitalismo na educação

Autores

  • Iara Rute Morais de Oliveira da Silva Prefeitura Municipal de Fortaleza https://orcid.org/0000-0002-3955-2051
  • Rosângela Ribeiro da Silva Universidade da Integração Internacional Lusofonia Afro-Brasileira
  • Luciana de Souza Silva Professora da Prefeitura Municipal de Fortaleza-CE
  • Kevin Cristian Paulino Freires Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0002-4039-7298
  • Leopoldina Maria Aragão Maciel Prefeitura Municipal de Fortaleza-CE
  • Iran Débora da Silva São Gonçalo do Amarante

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20667

Palavras-chave:

Ensino superior. Formação Docente. Pedagogia. Trabalho.

Resumo

Este artigo objetiva abordar a natureza onto-histórica do trabalho e educação, bem como, analisar dimensões teóricas das concepções da Pedagogia Brasileira, no campo da formação de professores no Brasil. O texto está organizado em duas partes: a primeira discute o capitalismo em crise, as influências na educação e a segunda trata do ensino superior e a formação do pedagogo brasileiro. A metodologia adotada para esta pesquisa é a análise bibliográfica e documental, e parte de leituras clássicas e contemporâneas que alicerçam essa abordagem numa perspectiva crítica-dialética dos momentos históricos sobre a formação de professores. No contexto da crise estrutural do sistema vigente, busca-se caracterizar os conceitos de trabalho, educação e a relação que estes exercem no modelo de escola preconizado pela chamada sociedade do conhecimento, assim como, a lógica perversa de seu dualismo caracterizada por uma escola do conhecimento para os ricos e uma escola do acolhimento para os pobres, mantenedora  das desigualdades sociais. Dentre os resultados do estudo, destacamos as influências dos modelos de formação de professores e inserção da pedagogia do aprender a aprender, cujas evidências das reformas e documentos são norteadores das políticas neoliberais e apontam vínculos de uma educação voltada para a reprodução da sociedade capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 20 jun. 2023.

BRASIL. BNC Formação. 2019. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 20, jun. 2023.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB n.º 9.9394/1996 Disponível em: < http:// Acesso em: 20 jun. 2023.

BRASIL. Plano Nacional de Educação. Lei Federal Nº 13.005 25 de junho de 2014. Brasília: MEC, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014 Acesso em: 20 jun. 2023.

CHAGAS, E.F.; RECH, H.L.; VASCONCELOS, R. C. S.; JOVINO, W. K. M. Indivíduo e Educação na Crise do Capitalismo. Fortaleza: edições UFC, 2012.

FREIRE, Paulo. Medo e ousadia: cotidiano do professor. Rio de Janeiro;Paz e terra, 1986.

JIMENEZ, Susana Vasconcelos. A educação e a relação teoria-prática: considerações a partir da centralidade do trabalho. In: JIMENEZ, Susana Vasconcelos; FURTADO, Elizabeth Bezerra, (org). Trabalho e educação: uma intervenção crítica no campo da formação docente. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001.

MARINHO JUNIOR, E. V. Formação como capacitação: um estudo marxiano sobre a qualificação do pedagogo brasileiro em tempos de crise estrutural do capital. Dissertação (Mestrado Acadêmico). UECE/PROPGPq, 2015.

MARINHO JUNIOR, E. V. O Processo de Precarização da Escola Pública e as Consequências na Formação Docente: proposta de um novo modelo de educação em Marx. Monografia (graduação). UECE/CED, 2012.

MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política. Livro I: O processo de produção do capital. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. 1 ad. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MENDES SEGUNDO, M. D. O Banco Mundial e suas Implicações na Política de Financiamento da Educação Básica no Brasil: o FUNDEF no centro do debate. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação da UFC – FACED. Fortaleza, Ceará, 2005.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução: Paulo Cezar Castanheira, Sérgio Lessa. 1.ed. São Paulo: Boitempo, 2011. Disponível em: <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/208/o/para-alem-do-capital.pdf> Acesso em: 20 de jun. 2023.

MÉSZÁROS. István. A crise estrutural do capital. Tradução: Francisco Raul Cornejo et al. 2. ed. rev. Ampliada. São Paulo: Boitempo, 2011. (Coleção Mundo do Trabalho).

PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. Filosofia e História da Educação. 15 ed. São Paulo: Editora Ática, 2002.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 40 jan./abr. 2009.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 10 ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?format=pdf&lang=pt> Acesso em: 20 jun. 2023.

TERRIBILI FILHO, A.; RAPHAEL, H. S. Ensino Superior Noturno: problemas, perspectivas e propostas. Marília: FUNDEPE, 2009.

TONET, Ivo. Educação Contra o Capital. Maceió: EdUFAL, 2007.

Downloads

Publicado

07.08.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.