Aulas práticas e sua importância no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.20656Resumo
Com o avanço das tecnologias, podemos considerar que o ensino de ciências se adeque a novos métodos de ensino, com intuito de possibilitar ao aluno uma aprendizagem mais significativa fazendo-o compreender a disciplina de ciências sobre outros contextos que estão implícitos no seu cotidiano, e o quanto é necessário fazê-lo entender a relação de conceitos básicos das ciências à sua vida social e educacional. Este relato de experiencia tem por finalidade apresentar a importância das aulas práticas utilizando o método hipotético-dedutivo como ferramenta valiosa para conduzir experimentos de densidade de maneira sistemática e rigorosa. Assim, é importante que o ensino de ciências se desapegue do ensino tradicional e proporcione aos alunos novas perspectivas e metodologias acerca do conhecimento de ciências com métodos inovadores, diferenciados e atrativos oportunizando seu desenvolvimento e melhor compreensão dos conteúdos. Assim, esse relato discute como ocorre a abordagem do ensino de Ciências em sala de aula, discute as aulas práticas como estratégia didáticas para o ensino de Ciências, e, finalmente, a aplicação da estratégia de ensino: Oficina sobre Densidade.
Downloads
Referências
BARTZIL, Franciele; ZANDER, Leiza Daniele. A importância das aulas práticas de ciências no ensino fundamental. Revista @rquivo Brasileiro de Educação, v.4, n. 8, mai- ago. Belo Horizonte, 2016.
BIZERRA, Alessandra Fernandes; URSI, Susana. Estratégias Didáticas. Introdução aos estudos da educação I. São Paulo: USP/Univesp/Edusp, 2014.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:
Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
LOPES, Karoline Duarte; SILVA, Cirlande Cabral. Diferentes estrategeias no ensino de ciências: texto informativo e vídeo. Educ. Perspect. v. 10. Viçosa – MG. 2019, p. 1-13.
MORAES, Tatyane da Silva. Estratégias inovadoras no uso de recursos didáticos para o ensino de ciências e biologia. 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2016.
OLIVEIRA, Débora Regina Soares; et al. O método hipotético dedutivo no ensino fundamental: uma proposta prática para o ensino de ciências naturais no tema transpiração das plantas. In: Revista REAMEC, Cuiabá - MT, V. 6, n. Especial, dez 2018, ISSN: 2318- 6674 Revista do Programa de Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Disponível em: h ttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec visto em: 17 de jun. 2022.
WILSEK, Marilei Aparecida Gionedis; TOSIN, João Angelo Pucci. Ensinar e aprender ciências no ensino fundamental com atividades investigativas através da resolução de problemas. Vol.3, n.5. Paraná, 2012. Disponível em:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1686-8.pdf visto em: 17 de jun. de 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.