Alfabetização ecológica nos anos iniciais do EF: o ensino a partir dos quelônios

Autores

  • Genay Oliveira Santana Discente do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia – ICSEZ/UFAM
  • Jennifer Lene Barbosa Diniz Discente do ICSEZ/UFAM
  • João Marques Paes Neto Discente do ICSEZ/UFAM
  • Mylena P. dos Santos Oliveira Discente do ICSEZ/UFAM
  • Samuel Almeida Costa Discente do ICSEZ/UFAM
  • Stephanie Caroline Farias Dias Discente do ICSEZ/UFAM
  • Mateus de Souza Duarte Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutorando em Ensino (RENOEN/UFS). Mestre em Ensino de Ciências na Amazônia (UEA). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (FACIBRA). Licenciado em Pedagogia (UEA). Membro do Grupo de Estudo e pesquisa CANOA

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20655

Resumo

Este estudo consiste em um relato de experiência acerca da realização de uma oficina voltada para alfabetização ecológica no Ensino Fundamental (Anos Iniciais), na qual buscou- se pontuar os procedimentos desde o planejamento para a execução da atividade proposta, descrever a interação da temática por parte dos docentes em formação, bem como a reflexão crítica acerca da importância de se abordar essa temática em sala de aula por parte dos educadores. O modelo no qual utilizou-se para orientar a oficina foi baseado na dissertação de mestrado de Cunha (2018), onde o ensino de Ciências transcende as paredes da escola. Essa mudança de rota no ensino de Ciências nessa fase da escolarização depende muito da formação dos professores que atuam na área, bem como suas vivências, seus saberes acerca da região amazônica, e suas habilidades ao trabalhar com materiais didáticos simples e de fácil manuseio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:

Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CUNHA, Renata Gomes. Alfabetização ecológica usando anfíbios anuros em espaços educativos. Tese (Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia) – Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, 88 f., 2018.

HERMANN, Fabiana Barrichello; ARAÚJO, Maria Cristina Pansera de. Os jogos didáticos no Ensino de Genética como estratégias partilhadas nos artigos da Revista Genética na Escola. In: VI Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL). Anais eletrônicos... Rio Grande do Sul: Unijuí, 2013.

MORAES, Tatyane da Silva. Estratégias inovadoras no uso de recursos didáticos para o ensino de ciências e biologia. 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2016.

OLIVEIRA, Lindalva Sâmela. Formação de conceito científico utilizando o tema dos quelônios. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, 85 f. 2020.

SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. (orgs.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. 1oreimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

Downloads

Publicado

07.08.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)