O desafio de inovar o processo de aprendizagem de cálculo no ensino superior: uma experiência da abordagem desing thinking
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83399Palavras-chave:
Inovação, Engenharia, Ciências ExatasResumo
De acordo com as necessidades que o mercado atual demanda ao profissional de Engenharia é possível reconhecer que o modelo do processo de aprendizagem proposto ao discente do referido curso se encontre potencialmente desatualizado. Neste contexto é que se justifica a proposta de implementação do método Design Thinking como uma das formas de buscar estratégias criativas capaz de inovar a construção do conhecimento. O objetivo foi entender o nível da qualidade do processo de aprendizagem, assim como os limites e as vantagens da aplicação do método Design Thinking. Os dados aqui apresentados representam alguns dos resultados obtidos a partir da investigação qualitativa, descritiva e exploratória realizada, através da aplicação de questionários, com os discentes do curso de Engenharia Civil, da Universidade Estácio de Sá, campus Cabo Frio/RJ, no primeiro semestre do ano de 2022. A principal conclusão evidenciou que, para que aconteça o ensino e a aprendizagem é preciso que educandos sejam protagonistas e construam suas próprias respostas a partir de uma aprendizagem significativa que interaja com a maneira como pensam, agem e sentem. A complexidade deste cenário sugere um necessário questionamento sobre como romper com estruturas que engessam o atual processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Referências
BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
JOHNSON, Steven. De onde vêm as boas ideias. Tradução Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
LOPES, Ana Lucia. Design Thinking na formação de professores como estratégia pedagógica de imersão. 2016.
LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.
MORESI, E. Metodologia da Pesquisa. UCB (Universidade Católica de Brasília), Pós Graduação. Brasília-DF, 2003.
OLIVEIRA, Aline Cristina Antoneli. A contribuição do Design Thinking na educação. E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial. número especial. Florianópolis: Educação, 2014.
RAMPAZZO, L. Metodologia Cientifica. São Paulo, Editora Loyola, 3. Ed. 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.