O desafio de inovar o processo de aprendizagem de cálculo no ensino superior: uma experiência da abordagem desing thinking

Autores

  • Gilselene Guimarães Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83399

Palavras-chave:

Inovação, Engenharia, Ciências Exatas

Resumo

De acordo com as necessidades que o mercado atual demanda ao profissional de Engenharia é possível reconhecer que o modelo do processo de aprendizagem proposto ao discente do referido curso se encontre potencialmente desatualizado. Neste contexto é que se justifica a proposta de implementação do método Design Thinking como uma das formas de buscar estratégias criativas capaz de inovar a construção do conhecimento. O objetivo foi entender o nível da qualidade do processo de aprendizagem, assim como os limites e as vantagens da aplicação do método Design Thinking. Os dados aqui apresentados representam alguns dos resultados obtidos a partir da investigação qualitativa, descritiva e exploratória realizada, através da aplicação de questionários, com os discentes do curso de Engenharia Civil, da Universidade Estácio de Sá, campus Cabo Frio/RJ, no primeiro semestre do ano de 2022. A principal conclusão evidenciou que, para que aconteça o ensino e a aprendizagem é preciso que educandos sejam protagonistas e construam suas próprias respostas a partir de uma aprendizagem significativa que interaja com a maneira como pensam, agem e sentem. A complexidade deste cenário sugere um necessário questionamento sobre como romper com estruturas que engessam o atual processo de ensino e aprendizagem.

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Referências

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Publicado

06.02.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro