Atividades lúdicas nas aulas de geografia: Experiências na formação docente inicial
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83470Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Ensino de Geografia, Ludicidade, Oficina de Geomorfologia e Geografia Física.Resumo
Este estudo apresenta uma proposta metodológica que se realizou no Estágio Supervisionado em Geografia III, com discentes do Curso de Geografia da Universidade Federal de Catalão, direcionadas à turma de 7º ano do Instituto de Educação Matilde Margon Vaz situado em Catalão, Goiás. Teve-se, como objetivo apresentar aos alunos novas formas de apreender Geografia, especialmente por meio de metodologias pouco usuais no ensino da educação básica. No caso desse informe, primou-se pelo o uso do lúdico, a fim de elucidar com maior clareza as transformações frente ao espaço geográfico e cotidiano dos alunos. Evidentemente, as metodologias de ensino utilizadas consistiram no aporte da mediação lúdica, contemplada pela maturação dos conhecimentos pré-existentes dos alunos em conciliação com o conteúdo do currículo e o vivido e percebido do aluno em seu espaço de vivência, sendo este, a própria cidade. A metodologia foi de pesquisa bibliográfica e de campo, com dinâmicas em jogos e brincadeira como o Quiz Geológico e o Bingo. A proposta demonstrou-se eficaz pois houve participação massiva por parte dos alunos, os quais ao interagirem com os temas abordados, instigado pela proposta lúdica, assumiram a construção do próprio conhecimento com autonomia e destreza.
Downloads
Referências
ANDRADE, Rosana Cássia Rodrigues; RESENDE, Marilene. Aspectos legais do estágio: uma retrospectiva histórica. Revista Multitexto, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 58-64, jun. 2015.
ARAÚJO, Raimundo Lenilde de. Ensino de Geografia: perspectiva histórico-curricular no Brasil republicano. 2012. 139f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2012.
BARREIRO, I. M. F.; GEBRAN, R. A. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
CASSETI, Valter. Geomorfologia. [S.l.]: [2005].
CASTROGIOVANNI, A. C. & COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
CAVALCANTI, L. de S. Ensino de geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In: CASTELLAR, Sonia (org.) Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: contexto, 2005.
CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.
COLOMBO, Irineu Mario; BALLÃO, Carmen Mazepa. Histórico e aplicação da legislação de estágio no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, v. 53, p.171-186, set. 2014.
BRASIL. DECRETO-LEI No 4.073, DE 30 DE JANEIRO DE 1942.
BRASIL. DECRETO No 66.546, DE 11 DE MAIO DE 1970.
BRASIL. DECRETO No 87.497, DE 18 DE AGOSTO DE 1982.
BRASIL. LEI No 5.692, DE 11 DE AGOSTO DE 1971.
BRASIL. Lei n° 6.494, de 07 de dezembro de 1977.
BRASIL. Lei n.° 11.788, de 25 de agosto de 2008.
BRONDANI. D. S; ORTIZ A. C. M. Práticas lúdicas no ensino da geografia em escolas de ensino fundamental da cidade de Restinga Sêca-RS. Conclusão de Curso (Monografia em Geografia) Restinga Sêca/RS, 2010.
FERREIRA, Renée A. S.; SILVA, Fábio Wellington Orlando da. Aplicação da maiêutica em atividades formativas de introdução à engenharia. Educação & Tecnologia, [S.l.], v. 9, n. 1, fev. 2011.
FERREIRA, Leiko Nnemoto de Barcellos. Alfabetização cartográfica e formação do professor: Um aprendizado significativo. Dissertação (mestrado em Geografia) - UNISAL – SP. São Paulo, 2015.
JÚNIOR, Fernando César Rocha Lira. Contribuições do Estágio Curricular Supervisionado na formação do docente de Geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 14, p. 48-64, jan./ abr. 2017.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez 1994.
LOPES, V.G. Linguagem do corpo e Movimento. Curitiba, PR, 2006.
LOPES, Antônia Osima. Aula Expositiva: Superando o Tradicional. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org). Técnicas de ensino: por que não? - 21° ed. Campinas-SP: Papirus, 2011.
MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino superior de Bauru. 2011. Disponível em: http://www.iesbpreve.com.br/base.asp?pag=noticiaintegra.asp&IDNoticia=1259. Acesso em: 10 mai. 2019.
MARTINS, Rosa Elisabete Militz W.; TONINI, Ivaine Maria.A importância do estágio supervisionado em Geografia na construção do sa- ber/fazer docente. In: Geografia, Ensino & Pesquisa, Vol. 20, n.3, p. 98-106, 2016.
MESQUITA, D. N. C. (2005). Estágio e Ensino e Aprendizagem de inglês na Licenciatura em Letras. Goiânia: UFG, 2005. Tese (Doutorado em Letras e Linguística), Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, 2005.
PASSOS, M. M. dos. Biogeografia e Paisagem. Programa de Mestrado-Doutorado em Geografia FCT-UNESP/ Presidente Prudente; Programa de Mestrado em Geografia UEM/ Maringá: 1998.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis - Volume 3, Números 3 e 4, p.5-24, 2006.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Instituto de Educação Matilde Margon Vaz. 2017.
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GEOGRAFIA - LICENCIATURA, DA REGIONAL CATALÃO. 2014.
SILVA, L. C.; BERTAZZO, C. J. O lúdico, a Geografia e a mediação didática. Revista Geoaraguaia, v. 3, p. 343-358, 2013.
VESENTINI, José Wiliam. Geografia crítica e ensino. In: OLIVEIRA, Ariovaldo Umberlino de (org.). Para onde vai o ensino de Geografia? 5ª ed- São Paulo: Contexto, 1994.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.