Atividades lúdicas nas aulas de geografia: Experiências na formação docente inicial

Autores

  • Leonoura Katarina Santos Geógrafa, Mestre e Doutoranda em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia. Professora da rede privada de ensino em Catalão (GO)
  • Roberio Francisco de Macêdo Geógrafo, Mestrando em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia.
  • Cláudio José Bertazzo Geógrafo, Mestre e Doutor em Geografia. Professor da Universidade Federal de Catalão, Goiás

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83470

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino de Geografia, Ludicidade, Oficina de Geomorfologia e Geografia Física.

Resumo

Este estudo apresenta uma proposta metodológica que se realizou no Estágio Supervisionado em Geografia III, com discentes do Curso de Geografia da Universidade Federal de Catalão, direcionadas à turma de 7º ano do Instituto de Educação Matilde Margon Vaz situado em Catalão, Goiás. Teve-se, como objetivo apresentar aos alunos novas formas de apreender Geografia, especialmente por meio de metodologias pouco usuais no ensino da educação básica. No caso desse informe, primou-se pelo o uso do lúdico, a fim de elucidar com maior clareza as transformações frente ao espaço geográfico e cotidiano dos alunos. Evidentemente, as metodologias de ensino utilizadas consistiram no aporte da mediação lúdica, contemplada pela maturação dos conhecimentos pré-existentes dos alunos em conciliação com o conteúdo do currículo e o vivido e percebido do aluno em seu espaço de vivência, sendo este, a própria cidade. A metodologia foi de pesquisa bibliográfica e de campo, com dinâmicas em jogos e brincadeira como o Quiz Geológico e o Bingo. A proposta demonstrou-se eficaz pois houve participação massiva por parte dos alunos, os quais ao interagirem com os temas abordados, instigado pela proposta lúdica, assumiram a construção do próprio conhecimento com autonomia e destreza.

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Publicado

06.02.2023