Educação física escolar e estratégias pedagógicas inclusivas: uma revisão integrativa

Autores

  • Ana Aparecida Tavares da Silveira Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
  • Fabyana Soares de Oliveira Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFRN
  • Sára Maria Pinheiro Peixoto Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFRN
  • João Paulo Vicente da Silva Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFRN
  • Maria Aparecida Dias Doutora em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFRN

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83232

Palavras-chave:

Inclusão, Exercício físico, Escola

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar as pesquisas publicadas em teses, dissertações e artigos sobre a educação física escolar e as estratégias pedagógicas utilizadas para promover a inclusão dos alunos com deficiência. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com recorte temporal de 2012 a 2021, utilizando os descritores educação física, educação física adaptada, estratégias inclusivas, práticas inclusivas, deficiências, inclusão e adaptação. Atenderam aos critérios de inclusão uma tese, seis dissertações e seis artigos. Verificou-se que os estudos apresentam formas diversificadas de entender e abordar as estratégias pedagógicas inclusivas utilizadas na educação física escolar. Alguns apontam ações direcionadas a uma ou mais deficiências e outros exploram estratégias mais generalistas que abrangem todas as tipologias das deficiências. Nesse sentido, conclui-se que todos os estudos trazem contribuições significativas para refletir sobre o uso das estratégias pedagógicas nas aulas de educação física escolar, contribuindo para vislumbrarmos novos caminhos que possam favorecer a prática docente por meio de estratégias pedagógicas que resultem na inclusão dos estudantes com deficiência.

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Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro