Percepção dos estudantes do ensino médio dos centros de ensino em período integral sobre tutoria
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83464Palavras-chave:
Educação Integral em Tempo Integral, Vida Acadêmica, Tutor, Educação BásicaResumo
O Programa Educação Plena e Integral, o qual legaliza os Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs) em Goiás, objetiva propiciar aos estudantes, além das aulas que constam no currículo escolar, oportunidades para aprender e desenvolver práticas que irão apoiá-los no planejamento e execução do seu Projeto de Vida. Este trabalho teve como objetivo avaliar a importância e o desenvolvimento da tutoria no contexto da escola integral, a partir da percepção dos estudantes do ensino médio dos CEPIs da cidade de Goiânia-Go. Para a coleta de dados, foram realizados acompanhamentos pedagógicos de agosto a setembro de 2022, por Assessores Pedagógicos da Educação em Tempo Integral da Secretária de Estado da Educação de Goiás a 44 CEPIs da cidade de Goiânia-Go e, realizados diálogos com 132 estudantes das turmas de 1ª a 3ª série do Ensino Médio. Em relação à tutoria, os estudantes mencionaram como positivo o acompanhamento da vida escolar, auxílio no aprendizado de disciplinas que têm maior dificuldade e, escutar eles. A Tutoria nos CEPIs, é uma metodologia significativa que tem gerado bons resultados e torna possível ao estudante ampliar a visão que ele tem de si mesmo, do mundo, das oportunidades, das estratégias e possibilidades para tomar em suas mãos o protagonismo da construção do projeto da sua própria vida. Neste contexto, a tutoria tem um papel fundamental na vida de tutores e tutorados, pois estabelece uma relação de confiança, diálogo e companheirismo e, possibilita condições para que estudante avance na construção do saber.
Downloads
Referências
ARGÜÍS, R. Tutoria: com a palavra, o aluno. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BARBOSA, Ronaldo Costa; GEBRAN, Raimunda Abou. PROGRAMA ENSINO INTEGRAL: IMPLICAÇÕES PARA A AÇÃO DOCENTE. Colloquium Humanarum, vol. 15, n. Especial 1, Jan–Mar, 2018, p. 296-303.
BRASIL. Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República.
COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Pedagogia da Presença: da solidão ao encontro. Belo Horizonte: Modus Faciendi, 2001.
GERHARDT, Tatiana; SILVEIRA, Denise. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GOIÁS. Assembleia Legislativa do Estado de Goiás [Lei n.º 20.917 (2020)]. Lei n.º 20.917, de 21 de dezembro de 2020. Institui o Programa Educação Plena e Integral e dá outras. Goiânia, GO.
KONRATH, Mary Lúcia Pedroso; TAROUCO, Liane Margarida R.; BEHAR, Patrícia Alejandra. Competências: desafios para alunos, tutores e professores da EaD. RENOTE, v. 7, n. 1, 2009.
SEDUC/GO. Programa Educação Plena e Integral: Diretrizes Pedagógicas Goiânia-GO, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.