Possiblidades alternativas didático metodológicas no ensino-aprendizagem do proeja: o que pensam os professores?

Autores

  • Helis Augusto Oliveira da Silva Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Maranhão Campus Monte Castelo, São Luis-MA
  • Eliane Maria Pinto Pedrosa Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC/UFMT. Professora efetiva do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfPET/IFMA Monte Castelo, São Luis-MA
  • Diana Sousa Silva Correa Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Maranhão Campus Monte Castelo, São Luis-MA

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22322

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar como acontece a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no sentido das práticas alternativas de ensino e aprendizagens que venham ao encontro das especificidades dos estudantes da EJA. A pesquisa aconteceu no IFMA Campus Codó, onde se buscou compreender como é pensada a prática de ensino aos estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) de forma que essa ação tenha sentido e significado a esses estudantes jovens e adultos no IFMA Campus Codó. Metodologicamente, este trabalho é fruto de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, de cunho qualitativa, com aplicação de questionários contendo perguntas abertas a 05 professores que lecionam no PROEJA. O aporte teórico fundamenta-se em autores que discutem a EJA e a formação docente (FREIRE, 1996; LIRA; MARTINS, 2017; SANTOS 2006; DELSIN, OLIVEIRA, RODRIGES, 2003; SOARES, 2016; FUCKI, 1994; BRASIL, 2008; 2002; 2001; 1996). Os dados foram organizados em categorias, usando da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados apontam que apesar da política do IFMA Campus Codó ser de apoio e incentivo à EJA/PROEJA há uma necessidade urgente de políticas voltadas para formação de professores para atuarem nessa modalidade de ensino. Também aponta no sentido de considerar as realidades dos sujeitos da EJA/PROEJA, considerando seus projetos de vida, valorizando suas percepções de mundo e, dessa forma, ampliar seus olhares à sua volta, sendo críticos e engajados no meio em que vivem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brandolt, Thelma Duarte Delgado (Re) construção de conhecimentos dos alunos da educação de jovens e adultos por meio do educar pela pesquisa / Thelma Duarte Delgado Brandolt. – Porto Alegre, 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. PROEJA: Documento Base. Brasília: MEC, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FUCK, Irene Terezinha. Alfabetização de Adultos. Relato de uma experiência construtivista. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

GADOTTI, Moacir (Org.). Educação de jovens e adultos: as experiências do MOVASP. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 1996. https://www.ensinonacional.com.br/curso-de-metodologias-de-ensino-para-professores-de-eja/. Acessado em 26 de dezembro de 2023 às 11:25 hrs.

LIMA FILHO, D. L.; CÊA, G. S. S. e DEITOS, R. A. O PROEJA e as possibilidades de sua afirmação como uma política pública: o financiamento em questão. In.: LIMA FILHO, D. L.; SILVA, M. R. e G. S. S. DEITOS, R. A. (org.) PROEJA: Educação Profissional Integrada a EJA. Curitiba: Ed. UTFPR, 2011, p. 23‐37.

LIRA, T. R.; LIRA, M. T. R.; MARTINS, G. V. Por um ensino que forme professores de Química para a modalidade de ensino de jovens e adultos. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, n. 2, suplementar, p. 189-198, set. 2017.

MARTINS, Rosilene Maria Vieira; GAGNO, Roberta Ravaglio. Uma análise da evasão na educação de jovens e adultos, 2012.

OLIVEIRA, C. A. de; DELSIN, F., e RODRIGUES, P. (2003): “O ensino de ciências na educação de jovens e adultos: relato de experiências do PEJA – Araraquara”. In: I CREPA – Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas, São Carlos. Anais... São Carlos: UFSCar.

SANTOS, AURORA DOS - Estudo de metodologias diferenciadas na educação de jovens e adultos –2016.

SANTOS, F. M. dos. ANÁLISE DE CONTEÚDO: A VISÃO DE LAURENCE BARDIN. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 383–387, 2012. DOI: 10.14244/%19827199291.

SOARES, L. J. G.; PEDROSO, A. P. F.. Formação de educadores na educação de jovens e adultos (EJA): alinhavando contextos e tecendo possibilidades. Educação em Revista, v. 32, n. 4, p. 251–268, out. 2016.

Downloads

Publicado

08.03.2024

Edição

Seção

Capítulos do Livro

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)