Breves considerações sobre a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Autores

  • Rafael Jacson da Silva Carneiro Mestre em Teologia e coordenador na Zao Atendimento Neuropsicopedagógico
  • Cleidiane Silva Castro Sampaio Pedagoga, especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica; em Ensino Aprendizagem de Língua Portuguesa e Literaturas e em Docência no Ensino Superior.
  • Jakelyane do Socorro das Neves Barbosa Licenciada em Letras - Português, pós-graduada em Estudos Linguísticos e Análise Literária
  • Prícila da Cunha Glim de Oliveira Bacharel em Zootecnia e graduanda em Letras/Língua Portuguesa, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Vinícius Cruz de Oliveira Graduação em processos gerenciais, Faculdade Multivix. Supervisor Multivix

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83236

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Escola, Ensino

Resumo

A EJA (Educação de Jovens e Adultos) é uma forma de ensino no Brasil que tem o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade. Considerando que os alunos da Educação de Jovens e Adultos deixaram de frequentar o ensino regular e, consequentemente, de participarem das aulas, por conta de diversos fatores entre eles socioeconômicos, assim como tendo em vista a mudança de perfil do aluno deste segmento, que antes priorizava estudantes de faixa etária adulta, agora abrangendo também o público adolescente, se faz necessária a implementação de novos objetivos e estratégias com vias a atender as atuais demandas que tem sido mais desafiadora por conta da realidade atual que é a evasão escolar. Com base no exposto, o presente estudo busca expor uma análise bibliográfica acerca dos desafios dos alunos da educação de jovens e adultos - EJA. A EJA (Educação de Jovens e Adultos) é uma forma de ensino no Brasil que tem o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade para que estes tenham a oportunidade de realizarem sua formação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, M. A. R. A. de. A creche enquanto espaço de ações das políticas públicas destinadas à infância. Serviço Social e Realidade (Franca), v.13, n.2, p.79-88, 2004.

BRASIL. DecretoLei nº 9.394/1996 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 22 de Abril de 2019.

LIMA, Guilherme Amisterdan Correia. Educação de jovens e adultos: o ensino de geografia como espaço de reflexão crítica a cerca da realidade. Anais do I Congresso Nacional de Educação. CONEDU, 2014.

STRELHOW, ThyelesBorcarte. Breve história sobre a educação de jovens e adultos no Brasil. Revista HISTEDBR on-line, v. 10, n. 38, p. 49-59, 2010.

CHARLOT, Bernard. A relação com o saber: conceitos e definições. In: Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. p. 77-86

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. Ed, São Paulo: Paz e Terra, 2011

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. Princípios pedagógicos na educação de jovens e adultos. Revista da Alfabetização Solidária, v.4, n.4, São Paulo: Unimarco, 2004.

PARO, Vitor Henrique. Qualidade de ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000.

POLETTI, André. O professor e a gestão do conhecimento. Profissão mestre, São Paulo, p. 22-23, set. 2002.

VIEIRA, Maria Clarisse. Fundamentos históricos, políticos e sociais da educação de jovens e adultos. V.1. Aspectos históricos da educação de jovens e adultos no Brasil. Universidade de Brasília, Brasília, 2004.

Downloads

Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)