Breves considerações sobre a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA)
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83236Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Escola, EnsinoResumo
A EJA (Educação de Jovens e Adultos) é uma forma de ensino no Brasil que tem o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade. Considerando que os alunos da Educação de Jovens e Adultos deixaram de frequentar o ensino regular e, consequentemente, de participarem das aulas, por conta de diversos fatores entre eles socioeconômicos, assim como tendo em vista a mudança de perfil do aluno deste segmento, que antes priorizava estudantes de faixa etária adulta, agora abrangendo também o público adolescente, se faz necessária a implementação de novos objetivos e estratégias com vias a atender as atuais demandas que tem sido mais desafiadora por conta da realidade atual que é a evasão escolar. Com base no exposto, o presente estudo busca expor uma análise bibliográfica acerca dos desafios dos alunos da educação de jovens e adultos - EJA. A EJA (Educação de Jovens e Adultos) é uma forma de ensino no Brasil que tem o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade para que estes tenham a oportunidade de realizarem sua formação básica.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. A. R. A. de. A creche enquanto espaço de ações das políticas públicas destinadas à infância. Serviço Social e Realidade (Franca), v.13, n.2, p.79-88, 2004.
BRASIL. DecretoLei nº 9.394/1996 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 22 de Abril de 2019.
LIMA, Guilherme Amisterdan Correia. Educação de jovens e adultos: o ensino de geografia como espaço de reflexão crítica a cerca da realidade. Anais do I Congresso Nacional de Educação. CONEDU, 2014.
STRELHOW, ThyelesBorcarte. Breve história sobre a educação de jovens e adultos no Brasil. Revista HISTEDBR on-line, v. 10, n. 38, p. 49-59, 2010.
CHARLOT, Bernard. A relação com o saber: conceitos e definições. In: Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. p. 77-86
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. Ed, São Paulo: Paz e Terra, 2011
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. Princípios pedagógicos na educação de jovens e adultos. Revista da Alfabetização Solidária, v.4, n.4, São Paulo: Unimarco, 2004.
PARO, Vitor Henrique. Qualidade de ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000.
POLETTI, André. O professor e a gestão do conhecimento. Profissão mestre, São Paulo, p. 22-23, set. 2002.
VIEIRA, Maria Clarisse. Fundamentos históricos, políticos e sociais da educação de jovens e adultos. V.1. Aspectos históricos da educação de jovens e adultos no Brasil. Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.