A aplicação de termos estrangeiros norte-americanos no cotidiano dos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83239Palavras-chave:
Estrangeirismo, Língua portuguesa, Cultura americana, IdentidadeResumo
Este artigo foi desenvolvido na perspectiva de identificar como a cultura brasileira é influenciada de diversas maneiras, oriundas de diferentes povos e dentre eles, pode-se destacar a cultura norte-americana, que detém forte influência no Brasil, em termos de linguagem, celebrações típicas, música, vestimenta, dentre outros. suas. O estudo bibliográfico apontou que a influência americana é tão forte que, atualmente, se encontra intrincada na cultura brasileira de forma que as pessoas aparentemente não ligadas com a língua inglesa, estão indiretamente envolvidas com esse idioma e sua cultura. considerando o fato de que a língua e seus elementos estão presentes a todo momento e em todos os lugares na sociedade atual. O objetivo deste estudo foi investigar algumas formas de influência na linguagem através de termos que chamamos de estrangeirismo. A partir disso possibilitou conhecer um pouco sobre a influência principalmente no vocabulário dentre as mais variadas que a cultura americana impõe de forma abrangente sobre a brasileira
Downloads
Referências
ALVES, Julia Falivene. A invasão cultural norte-americana. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2004.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
CANDAU, Vera (org.). A didática em questão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1983.
CANDAU, Vera (org.). LÉLIS, Isabel. A relação teoria-prática na formação do educador. In: CANDAU, Vera (org.). Rumo a uma nova Didática. 8ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996, pp. 49-63.
CANDAU, Vera (org.). Ser professor/a hoje: novos confrontos entre saberes, culturas e práticas. Educação. Porto Alegre, v.37, n.1, jan./abr., 2014, pp.33-41.
CARTA, Gianni. Carta Capital. Entrevista Internacional: EUA e Israel: protegidos por Deus?
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Tradução: Guacira Lopes Louro. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. 6 ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
GODINHO, John D. Once upon a time um inglês: a história, os truques, e os tiques do idioma mais falado do planeta. Rio de Janeiro: Relume Dumará. 2001. Cap. 04, pag. 69-75.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.
LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
Marcondes ,Fernando Suda; Bueno ,Luana da Silva; Santos ,Vanessa Zanelato dos. O IMPACTO DA INVASÃO NORTE-AMERICANA NO ASPECTO CULTURAL BRASILEIRO. Revista Pandora Brasil - Nº 83 - Junho 2017 - ISSN 2175-3318 - "Letras em Foco".
SILVESTRE, Armando. Infoescola: Navegando e Aprendendo Puritanismo.
FREITAS, Eduardo. EUA: Maior Potência. Disponível em: . Acesso em: 16/10/2022.
FREITAS, Eduardo. EUA: Influência cultural, econômica e política.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. São Paulo: Companhia de Bolso, 2006.
ALVES, Rejane de Oliveira; MOURA, Maria da Glória Carvalho. Formação de professores da educação de jovens e adultos. In: Revista Metáfora Educacional (ISSN 1809-2705) – versão on-line, n. 12 (jan. – jun. 2012), Feira de Santana – BA (Brasil), jun./2012. p. 110-122.
TOTA, Pedro Antonio. O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época da segunda guerra, São Paulo: Cia das Letras, 2000.
VOLPI, Alexandre. A história do consumo no Brasil: do mercantilismo à era do foco no cliente. Rio de Janeiro: Else.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.